Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Guaratuba forma primeira turma de bombeiros mirins

Fotos: Rubens Schane

O Corpo de Bombeiros de Guaratuba formou, na terça-feira (10), a primeira turma de bombeiros mirins. São “23 pequenos guerreiros que persistiram até a data da formatura”, entre os 33 que iniciaram as atividades, como informa a corporação.

O projeto foi idealizado pelo capitão Eziquel Siqueira, comandante do 3º Subgrupamento de Bombeiros, subtenente Eric Nilton Portes e soldado Thiago de Andrade e Souza, e é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Os alunos foram selecionadas pelas diretoras das escolas municipais e divididos em duas turmas de encontros semanais, uma às terças-feiras e outra às quintas-feiras. Eles receberam instruções para de prevenção e combate a incêndio, primeiros socorros, orientação com bússola, ordem unida militar, cântico de canções de hinos e lições de cidadania. O transporte e o lanche foram fornecidos pela Secretaria de Educação, enquanto os professores e a estrutura ficaram sob a responsabilidade do Corpo de Bombeiros.

“Foi exigida das crianças uma participação séria nas instruções, dando-lhes noções de hierarquia, incentivando a camaradagem, pró atividade, tomada de decisões e sentimento do dever como cidadãos inseridos na comunidade”, informa a tenente Vigínia Turra, responsável pela Comunicação dos Bombeiros no Litoral.

Participaram da formatura a secretária de Educação, Cátia Regina Silvano, vereadores, o comandante dos Bombeiros no Litoral (8ºGB), tenente-coronel Jair Pereira, amigos e familiares.

Ao final, as crianças foram batizadas com a água do caminhão do Corpo de Bombeiros, após lançarem seus bonés para o alto. Novas turmas de projetos sociais para crianças devem iniciar no 8ºGB em 2018.

Curso de Guarda-Vidas – Na próxima segunda-feira, às 10h da manhã, no auditório do Sesc Caiobá, em Matinhos, acontece a aula inaugural do Curso de Guarda Vidas, turma Litoral 2017/2018.

Fonte: Comunicação Social do 8º GB – Fotos: Rubens Schane

Leia também