Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Festa do Rocio divulga programação

Foto: ArquivoSsantuário N. S do Rocio

A Festa de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá, começa no próximo dia 4 de novembro, com uma missa de abertura, às 19h, em que será apresentado o novo manto e colocado na imagem da santa.

O Paraná é o único estado brasileiro a ter uma santa padroeira (Maria, com o título de Nossa Senhora do Rocio) registrada de forma oficial no Vaticano em 1977, com o Papa Paulo VI.

O tema da Festa é: “Com a Mãe do Rocio sigamos Jesus Cristo, aprofundando a fé”. Após a missa, inicia-se o Encontrão Jovem no Santuário de Nossa Senhora do Rocio. Haverá também shows regionais católicos no palco central.

Este ano, a Festa será um pouco mais longa e se encerrará no dia 19 de novembro. Ao longo dos 16 dias de festividades, a programação será extensa. Na Praça da Fé, se concentrará a maior parte das atividades sociais, espaços para a venda de artesanato, roupas, utensílios e alimentos; além do parque de diversões. O primeiro domingo começa com a 4ª edição da Cavalgada da Fé, que sairá às 8 horas na Estrada das Colônias, área rural da cidade e seguirá até o Santuário, entre orações e cantos dos cavaleiros.

No dia 5 de novembro acontece a Visita da Imagem Peregrina do Divino Pai Eterno chega a Paranaguá, conduzida pelo Superior Provincial dos Redentoristas de Goiás, Padre Robson de Oliveira. O sacerdote, que é o responsável pela propagação da devoção ao Divino Pai Eterno, presidirá uma missa, às 17h30, na Praça da Fé, bairro do Rocio. A celebração será transmitida pela RedeVida de Televisão e também pelo portal Pai Eterno (paieterno.com.br).

No domingo, antes da celebração com o Pe. Robson, também na parte da tarde, um evento novo, a 1ª Corrida de Nossa Senhora organizada pela Secretaria Municipal de Esportes. No planejamento, preparativos e durante a Festa, a parceria com a Prefeitura da cidade, tem sido firmada. Todas as secretarias municipais estão envolvidas no evento. Pela primeira vez, a prefeitura vai realizar o Festival de Música Livre, Femul, durante os dias da Festa, no palco da Praça da Fé.

Ao longo dos dias da Festa, haverá na programação as tradicionais procissões: a 204ª Procissão Solene; 14ª Marítima; 11ª Motorizada; e a 6ª Ciclística. Para a Procissão Solene, que acontece no dia 15, às 16h, os organizadores esperam mais de 150 mil pessoas. Considerada o ponto alto da Festa, ela e é registrada como Patrimônio Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan).

Com informações de Giolete Babinski

Leia também