Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Outubro Rosa teve caminhada e Dia D nos postos

Fotos: Wilson Roberto Correia Pinto e Debura Carvalho de Aquino

Os postos de saúde de Guaratuba realizaram 123 agendamentos para exames preventivos, 69 agendamentos de mamografias, 10 atendimentos ginecológicos, e fizeram 10 testes rápidos para mulheres, neste sábado. Também foram feitas seis palestras sobre a prevenção ao câncer de mama.

As unidades ficaram abertas até as 17h neste “Dia D” do Outubro Rosa. Pela manhã, centenas de mulheres saíram em caminhada pela avenida 29 de Abril, da praça Central até a Praia Central. Acompanhadas de animais de estimação, as mulheres também realizaram uma “Cãominhada Outubro Rosa Pet”.

A equipe da Secretaria da Saúde ofereceu orientações sobre autoexame, realizou 21 testes rápidos, agendamento e encaminhamentos para exames preventivos e de mamografia.

A Secretaria do Bem Estar e Promoção Social levou a feira de artesanato do CRAS e Centro de Convivência até o evento. A feira de artesanato das mulheres do bairro Nereidas também participou da ação.

A equipe da Secretaria do Esporte e do Lazer fez avaliações físicas e deu orientações sobre a importância da prática esportiva.

Uma campanha de arrecadação de lenços para doações às instituições, a cargo da Secretaria da Educação, recolheu 54 lenços que serão encaminhados para o hospital referência no tratamento do câncer, Hospital Erasto Gaertner.

Uma mostra dos vídeos-depoimentos de cinco mulheres da cidade que venceram o câncer de mama foi realizada pela Secretaria da Cultura e do Turismo.

O evento continuou no domingo, dia 29, na Praia Central, com aula de dança, ioga, apresentação de capoeira, apresentações de cantoras da cidade e distribuição de brindes.

Leia também