Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Câmeras vão reforçar segurança nos dois acessos de Guaratuba

Um sistema de câmeras inteligentes OCR (detector de placas) está sendo instalado nos dois acessos da cidade pela PR-412: no porto do ferry-boat e na saída para Garuva.

As câmeras de alta definição que colaborarão na fiscalização do tráfego estão sendo instaladas pelo Projeto Guaratuba Digital, e serão monitorados pelo Centro de Controle Operacional (CCO), da Secretaria Municipal da Segurança Pública, que já monitora as câmeras de segurança espalhadas pela cidade.

De acordo com a Prefeitura, será firmado um convênio com a Polícia Rodoviária Federal para que seja fornecido um banco semanal de dados de todas as placas de veículos furtados no Brasil. Com esse banco de dados, quando um veículo furtado passar pelas câmeras em Guaratuba, o sistema irá emitir um alerta. Com foto e leitura da placa, a identificação do destino do veículo ajudará a polícia na sua recuperação.

Com as câmeras em ação na temporada, a Secretaria Municipal da Segurança Pública, verificará quais são os perigos recorrentes no trânsito nos finais de semana, dias e horários de maior movimento. Assim, será possível direcionar ações e planejamentos junto aos motoristas para um trânsito mais seguro, assim como colaborar com a polícia no caso de furto de veículos.

As câmeras não gerarão multas, elas são para a fiscalização do tráfego de veículos.

Guaratuba Digital – O projeto faz monitoramento por câmeras de diversos pontos estratégicos da cidade com equipamentos que permitem o reconhecimento da placa dos veículos (OCR) de forma automática. Todo o sistema municipal de segurança pública auxilia o trabalho das polícias civil e militar no combate à criminalidade.

Fonte: Prefeitura de Guaratuba

Leia também