Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Polícia Civil faz 75 prisões em 10 dias da Operação Verão

Foto: Polícia Civil / Divulgação

75 pessoas foram presas e 150 foram conduzidas às delegacias das cidades abrangidas pela Operação Verão da Polícia Civil: Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Antonina e Morretes.

O balanço das atividades entre os dias 21 e 31 de dezembro foram divulgados só nesta segunda-feira (15). Neste período, foram registrados 229 Boletins de Ocorrência (BO) de fatos criminosos, 33 Termos Circunstanciados, 18 inquéritos policiais instaurados e cerca de 72 flagrantes lavrados. Boletins Circunstanciados que envolvem menores de idade foram realizados em um total de 14. Um adolescente foi apreendido. Quatro veículos foram apreendidos, bem como seis armas (entre de fogo e branca) e 18 munições. Até o momento a Polícia Civil apreendeu cerca de 1,5 Kg de drogas entre maconha, cocaína, crack e haxixe.

As 75 prisões representam um aumento de 23% em comparação com o mesmo período da temporada passada; os 150 conduzidos, 42% a mais.

Mesmo com o fluxo intenso de pessoas pelos balneários a Polícia Civil contabilizou a queda na incidência de crimes contra o patrimônio (roubo e furto) e aumento nas prisões em flagrante em comparação com a temporada anterior. “Tivemos uma queda de 26% nos crimes patrimoniais em relação ao ano anterior, bem como tivemos aumento de 38% de prisões em flagrante em razão do aumento das atividades preventivas das forças policiais”, disse o coordenador do Verão Paraná 2017/2018 pela Polícia Judiciária, delegado Miguel Stadler. À rádio Banda B, o delegado informou que “entre os crimes que se destacaram no período está o estelionato, que fez 15 vítimas entre os dias 21 e 31 de dezembro. “Na maioria dos casos, veranistas locaram imóveis inexistentes para as férias”, informou a rádio, que acrescentou: “Locações pela internet fazem três vítimas a cada dois dias no Litoral”.

A Operação Verão da Polícia Civil conta com o reforço de 117 policiais entre delegados, investigadores, escrivães e papiloscopistas além do apoio dos policiais do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e do Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride).

Fonte: Polícia Civil do Paraná

Leia também