Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Ex-presidente de ONG defende convênio com prefeitura de Matinhos

Samaroni está ao fundo, de preto – foto: Divulgação
Samaroni está ao fundo, de preto – foto: Divulgação

Samaroni Pereira dos Santos, ex-presidente da ONG Oceam, afirma que o convênio do projeto Ondas do Saber Surf Escola com a Prefeitura de Matinhos é totalmente regular.

Samaroni Pereira dos Santos presidiu a Organização Centralizadora de Esportes Aquáticos de Matinhos (Oceam) em 2013. O convênio deste ano, envolvendo recursos de R$ 207.881,00, teve a prestação de contas feitas pelo Município julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado Paraná (TCE-PR). O TCE também julgou irregular o convênio daquele ano com a Associação de Capoeira Zoeira Nago, com valor de R$ 89.076,00.

De acordo com o TCE, os motivos para a desaprovação das transferências voluntárias foi o uso de parte do dinheiro repassado pela prefeitura para pagamentos aos presidentes das entidades beneficiadas pelos convênios.

Samaroni afirmou à reportagem do Correio do Litoral que não recebeu pagamentos na condição de presidente da ONG, mas como coordenador e instrutor de surf. Ele apresentou o estatuto da entidade que autoriza seus diretores a receberem pagamento quando exercerem “cargos em funções remuneradas em projetos ou em eventos esportivos” e um holerite de pagamento como coordenador.

Ainda segundo Samaroni, o motivo do julgamento do TCE foi o atraso pela Prefeitura na entrega da documentação. “O projeto Surf na Escola existe desde 2009 e continua até hoje; só em 2013 teve problemas na aprovação”, disse. O ex-dirigente também assegura que a ONG entregou à Prefeitura todos os comprovantes dentro dos prazos. No início do ano, apresentou sua defesa ao TCE.

“Qualquer pessoa que tenha alguma dúvida pode ir até a Prefeitura de Matinhos na Controladoria e ver todos os documentos e prestações de contas de todos os anos do projeto, pois são todos públicos”, declarou.

Leia também