Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Em Brasília, UFPR Litoral mostra educação voltada às comunidades

Uma semana após o prefeito de Matinhos, Eduardo Dalmora (PDT), reclamar do enfoque da UFPR Litoral aos “índios e quilombolas”, a universidade mostra a importância do ensino integrado às comunidades locais, tendo como exemplo a atuação durante as enchentes de março de 2011.

A UFPR Litoral mostrou o trabalho que desempenhou na ocasião no seu stand na exposição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que aconteceu de segunda (15) a domingo (21) em Brasília. O tema do encontro tem tudo a ver: Sustentabilidade, Erradicação da Pobreza e Economia Verde.

No stand da UFPR Litoral, os visitantes puderam conhecer a sua proposta educacional, além de ações e projetos desenvolvidos pela comunidade acadêmica. Um exemplo que foi apresentado é a atuação de estudantes, professores e técnicos no episódio das enchentes e deslizamentos de 2011 e que tiveram como desdobramento cinco projetos construídos em conjunto com a população local. Outro projeto exposto é o Laboratório Móvel de Divulgação Cientifica (LabMóvel), que promove a educação científica pela interação de professores e estudantes universitários com a comunidade das escolas públicas do Litoral do Paraná.

Ciência do laboratório para a comunidade

No campus da UFPR Litoral, pelo quarto ano consecutivo, o Labmóvel também promoveu localmente a Semana de Ciência e Tecnologia. No ano passado foram mais de três mil visitantes, estudantes de escolas de toda a região. Este ano a Semana contou com a exposição energia e sustentabilidade e a feira de ciência, na qual os colégios que se inscrevem concorreram a prêmios como viagens para conhecer centros de ciência e bolsas de iniciação científica júnior. Para desenvolver essas atividades, como as mostras de ciência, o Labmóvel conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Leia também