Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Secretaria de Saúde de Guaratuba informa morte por H1N1

Foto: Ministério da Saúde
Foto: Ministério da Saúde

Guaratuba superou meta de vacinação em quase todos os grupos e faz apelo para famílias vacinarem crianças até 5 anos

A Secretaria Municipal da Saúde confirma a primeira morte de paciente com a Influenza H1N1 em Guaratuba.

O caso aconteceu no início de maio e a causa da morte foi confirmada pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), no final do mês, e pela Secretaria de Estado da Saúde, nesta semana. A vítima foi um homem de 51 anos de idade, que morava sozinho no bairro Barra do Saí. O paciente chegou durante o dia de 30 de abril no Pronto Atendimento Municipal apresentando alguns sintomas da influenza. Foi medicado com o Tamiflu – o antiviral Oseltamivir, indicado para o tratamento.

Na noite do mesmo dia, retornou ao Pronto Atendimento já com um quadro bem evoluído da doença. Imediatamente foi encaminhado para o Hospital Regional do Litoral, aonde veio a falecer no dia 2. Seu corpo foi levado para a família para Londrina onde ele residia antes de vir para Guaratuba.

Meta de vacinação atingida

A Secretaria de Saúde destaca que realizou todos os procedimentos e protocolos para o caso e que vem tomando todas as medidas para evitar que a doença se alastre.

Guaratuba antecipou a vacinação contra a gripe e os diversos tipos de influenza. Já foram aplicadas 10.400 doses da vacina, atingindo a meta de 80% em praticamente todos os grupos de risco.

Em alguns grupos, os resultados são expressivos, superando até o total do número de pessoas estimado: foram vacinados 112% dos idosos, 149% das gestantes e puérperas (mães que tiveram filho dentro de 45 dias) e 157% dos profissionais de saúde. De acordo com a Secretaria Municipal, os números foram superados um pouco pelo aumento populacional em alguns grupos, mas, principalmente, pela presença de turistas e visitantes na cidade.

Apenas um grupo ainda não atingiu a meta: as crianças com idade entre seis meses e menos de 5 anos. Apenas 73% do número esperado tomaram a vacina. A Secretaria da Saúde está reforçando o pedido para os pais ou responsáveis procurarem as unidades básicas para providenciarem a vacinação das crianças.

Quatro mortes no Litoral

Também alerta que a população deve manter os cuidados para evitar o contágio dos diversos tipos de influenza (H1N1, H3N2 ou B). No Paraná já foram registrados 564 e 74 óbitos. No Litoral são 12 casos e 4 óbitos.

Pelos dados divulgados pela Secretaria Estadual Guaratuba teve apenas este caso em que o paciente veio a falecer. No entanto, a Secretaria Municipal já havia iniciado, em abril, a realização de seus próprios exames, antes de uma normativa da Sesa de que os exames deveriam ser feitos apenas pelo Hospital Regional do Litoral. Os exames feitos na cidade confirmaram outros casos da influenza H1N1. Todos os pacientes foram medicados e atendidos, alguns chegaram a ser internados e todos passam bem.

Cuidados básicos para evitar H1N1

Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar e ao chegar da rua. Outra orientação é cobrir a boca e o nariz com um lenço descartável quando for tossir ou espirrar.

As superfícies e objetos que entram em contato frequente com as mãos, como mesas, teclados, maçanetas e corrimãos, devem ser limpos com álcool. Objetos de uso pessoal, como copos e talheres, além de alimentos não devem ser compartilhados. Também é necessário evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas.

Leia também