Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Reabre a pesca de camarão; polêmica sobre o defeso do sete-barbas continua

Foto: Gustavo Aquino / Arquivo do Correio do Litoral

Terminou nesta quinta-feira (31) o período de proibição de captura de diversas espécies de camarão nas regiões Sul e Sudeste: rosa (Farfantepenaeus paulensis, Farfantepenaeus brasiliensis e Farfantepenaeus subitilis), sete-barbas (Xiphopenaeus kroyerl), branco (Litopenaeues schimitti), santana (Pleoticus muelleri) e barba ruça (Artemesia longinaris).

A abertura traz um alívio para a economia de Guaratuba, principal porto pesqueiro do Paraná. De todas as espécies, o camarão sete-barbas é a principal fonte de sustento de mais de 1.000 pessoas envolvidas na cadeia produtiva da pesca da cidade.

A liberação da captura também reacende a polêmica sobre o período correto de defeso desta espécie e sua consequente sustentabilidade.

Rosa – Nos três meses de proibição – 1º de março a 31 de maio – acontece a reprodução dos três tipos de camarão rosa, justamente os produtos do setor industrial, pois eles são encontrados mais afastados da costa e exigem embarcações de grande porte para serem alcançados.

O defeso no período correto garante a reprodução da espécie e a fonte de renda da indústria da pesca de Santa Catarina, que é bem melhor estruturada que a do Paraná.

Sete-barbas – Já o modesto setor industrial de pesca do Paraná e as algumas comunidades pesqueiras artesanais do Paraná e de Santa Catarina se dedicam à captura do camarão sete-barbas.

De acordo com estudos científicos e com o conhecimento empírico dos pescadores, época de defeso estabelecida pelo governo federal (Portaria nº 74/2001 do Ministério do Meio Ambiente e pela Instrução Normativa 189/2008 do Ibama) não protege o camarão sete-barbas. Segundo pesquisas, pelo menos entre os estados de Santa Catarina e Paraná, o período de reprodução é em outubro, novembro e dezembro.

A desova se estende até janeiro e quem pesca neste mês pega grande quantidade de filhotes, que têm pouco valor comercial. Segundo os estudos, é no período em que a pesca está proibida, entre março e maio, que ocorre a maior abundância do sete-barbas no litoral do Paraná e também no de Santa Catarina.

Leia também