Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

14 são condenados por desvio de indenizações de pescadores

Um total de pessoas foram condenados no processo que investiga desvios de indenizações pagas pela Petrobras a pescadores de Paranaguá

O advogado do caso, C.D.J. foi condenado a 11 anos, um mês e 23 dias de reclusão em regime inicial fechado, além de multa de R$ 14.238,00, mas pode recorrer da decisão em liberdade, com uso de tornozeleira eletrônica. A sentença foi proferida nesta sexta-feira (5) pelo juiz Leonardo Marcelo Mounic Lago, da 1ª Vara Criminal da cidade litorânea.

Os demais condenados tiveram penas que variam de 4 anos, 1 mês e 23 dias de detenção a 22 anos, 11 meses e 14 dias de prisão. Todos podem recorrer em liberdade.

Segundo as investigações, o juiz aposentado Hélio Tsutomu Arabori, o cartorário Ciro Antônio Taques, o servidor público Arival Tramontin Ferreira Júnior e o advogado M.G.A teriam se apropriado de indenizações pagas pela Petrobras a pescadores após dois desastres ambientais, em 2001. 

Alguns pescadores sequer chegaram a receber algum valor que lhe era devido e foi desviado pelos condenados.

Segundo, o Ministério Público do Paraná, o advogado C.D.J. “passou a representar os interesses do grupo e tinha conhecimento dos esquemas milionários de corrupção”, por isso foi incluído no processo.

Acidentes ambientais – As indenizações aos pescadores tiveram origem em dois acidentes ocorridos no ano de 2001: o vazamento de óleo do Poliduto Olapa, em fevereiro, e a nafta derramada pelo navio Norma, em outubro. Os incidentes obrigaram os pescadores a deixar de trabalhar por longos períodos, o que levou a Justiça a determinar o pagamento de indenizações aos prejudicados.

Atualização – Na terça-feira (9), o desembargador substituto Benjamim Acácio de Moura e Costa, da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), retirou a medida contra C. D. que o obrigava a usar tornozeleira eletrônica.

Leia também: Promotoria denuncia juiz e mais 18 por desvio de indenizações de pescadores