Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

JAPs: Dia D de Decisão para Duda e Daria

Dariele Bradoski Lacerda é uma atleta de destaque com seu estilo clássico: precisa no passe, no chute e nos desarmes. Sem falar no impressionante controle de bola, a qual domina com imensa vantagem devido à sua estatura. Mais conhecida como Daria, é a jogadora que dá segurança ao time tanto na retaguarda, quanto nos momentos em que sobe ao ataque.

Eduarda Pereira Balbino é uma atleta habilidosa, daquelas que desequilibra a partida a favor de sua equipe, a qual tem confiança que a qualquer momento ela pode guardar mais um gol. Em quadra ela é conhecida como Duda, a atual artilheira da fase Regional dos Jogos Abertos do Paraná disputados em Guaratuba, com 9 gols marcados em 3 jogos.

Neste domingo Daria e Duda serão protagonistas de um dia decisivo, mas em lados opostos da quadra do Ginásio Ilda Soares Silvano, onde será realizada a final do Futsal Feminino. Um confronto entre Paranaguá, de Daria, e Campo Magro, de Duda. Duas equipes que carimbaram a vaga na final na tarde deste sábado, após vencerem suas partidas nas semifinais da regional do leste paranaense.

Daria, capitã de Paranaguá, é um dos destaques da fase regional dos JAPS no Futsal Feminino, e espera levar sua equipe ao título da competição – Fotos: Vinicius Araujo/ SEET

Campo Magro garantiu a primeira vaga na decisão ao vencer a brava equipe de Antonina. Foram as garotas litorâneas que começaram o jogo à frente do placar, aproveitando duas boas oportunidades logo nos 2 primeiros minutos de jogo. Com o 2 x 0 no placar, as antoninenses aparentavam poderiam fazer mais, ainda mais com a segura goleira Luana, a qual fazia defesas incríveis e segurava o ímpeto da equipe campomagrense. Mas bastaram poucos minutos para que Campo Magro descontasse com gol de Duda, e passasse a controlar a posse de bola, consequentemente os gols começaram a sair.

Ao final da etapa inicial, o marcador já estava em 4×2, com 1 gol de Helen, e outros 2 da artilheira da competição. Já na segunda etapa Campo Magro administrou o resultado durante a maior parte do tempo, ampliando o placar apenas no minuto 31, com mais um de Duda. Antonina ainda reagiu com um gol da goleira Luana, mas o placar fechou em 5 x 3 para a equipe de melhor campanha na primeira fase dos JAPs em Guaratuba.

“O time vem jogando bem por causa do nosso comprometimento! Fomos bem no toque de bola, e estamos conseguido finalizar bem. Por isso conseguimos estas vitórias!”, disse Duda, representante de um time que já conseguiu uma campanha melhor do que a de 2017, quando finalizaram a regional na terceira posição. Mas o objetivo desta temporada é chegar ainda mais longe: “A gente está trabalhando pelo título, e se tudo der certo estaremos em Coronel Vivida! O time está melhor neste ano e vamos em busca da vitória!”, complementou a artilheira.

Duda, de Campo Magro, é a artilheira da fase regional dos JAPS em Guaratuba, com 9 gols marcados em 3 partidas disputadas na competição

Apesar de enfrentar as donas da casa, Paranaguá teve um jogo um pouco menos complicado do que suas rivais na final. A vitória de 6 a 1 sobre Guaratuba foi um ótimo resultado do coletivo parnanguara, que conseguiu marcar gols com 4 diferentes atletas. Além disso, o desgaste físico da equipe litorânea foi mais moderado em relação à Campo Magro, a qual teve um jogo intenso contra Antonina. O revezamento das atletas em quadra foi utilizado ao máximo, e este preparo pode se tornar uma vantagem na manhã de domingo.

“Acho que a nossa preparação já vem desde o primeiro jogo da regional. Chegamos na final com um conjunto mais fechadinho, e esse jogo de sábado serviu para nos entrosarmos ainda mais para a final de amanhã. Agora o que resta é descansar, e ir com foco para o jogo de domingo, porque o time de Campo Magro é difícil”, disse Daria, capitã da equipe de Paranaguá.

Equipe de Futsal Feminino de Paranaguá, finalista da fase regional dos JAPS em Guaratuba

Outra possível arma parnanguara foi poder assistir quase que integralmente a partida de suas adversárias. “Foi uma certa vantagem, pois pudemos ver alguns erros de Campo Magro, e podemos utilizar isto a nosso favor. Vimos que elas tem muita qualidade, mas a nossa equipe também vem muito bem, então acho que amanhã vai ser um jogo muito bom”, comentou a atleta, que mesmo em lados opostos, possui um objetivo em comum com a campomagrense Duda: “Se Deus quiser vamos chegar à Fase Final dos Jogos Abertos em Coronel Vivida!”, concluiu Daria.

A final do futsal feminino entre Campo Magro e Paranaguá terá início às 9h30 no Ginásio Ilda Soares Silvano, no bairro Piçarras. Pouco antes, na partida preliminar, Antonina e Guaratuba se enfrentam na decisão do terceiro lugar. O jogo começa cedinho, às 8 horas da manhã.

Equipe de Futsal Feminino de Campo Magro tem a melhor campanha de toda a fase regional, além de contar com a artilheira da competição

Texto e fotos: Vinícius Araújo / SEET

Leia também