Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Encontro de Agroecologia e Movimentos Sociais em Antonina: Juventude e Ancestralidade

Entre os dias 8 e 12 de agosto acontecerá o III Encontro Regional de Grupos de Agroecologia da região Sul (Erga Sul). O encontro visa articulação entre os grupos de agroecologia e também fortalecer a comunidade do acampamento agroflorestal José Lutzenberger, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), em Antonina.

A programação conta com oficinas, palestras, bioconstrução, apresentações culturais, tenda da cura, tenda das mulheres, acampamento, refeições coletivas, área infantil, feira e outras atividades.

Fotos: Rega

A temática do III Erga Sul é “Agroecologia e Movimentos Sociais: Unindo Juventude e Ancestralidade”.

O site de divulgação do evento explica: “Enquanto temos a depreciação da vida no campo de diversas formas, sabemos da riqueza dos saberes ancestrais que são mantidos pela população originária, camponesa e tradicional; em paralelo, a juventude não vê condições de prosperar no campo.

Nesse sentido, reconhecemos a necessidade da construção de um novo projeto de sociedade que entrelaça esses saberes, a agroecologia e os movimentos sociais. São caminhos desafiadores a serem construídos e trilhados por todas e todos em busca de um modo de vida em harmonia e equilíbrio com a natureza”.

A expectativa dos organizadores é de que durante os 5 dias de evento circule cerca de 200 a 400 pessoas. Durante o evento, eles pretendem chegar o mais próximo possível de atingir 100% de consumo de alimentos orgânicos e agroecológicos e da utilização de produtos sustentáveis e biodegradáveis.

O Erga Sul já aconteceu em Florianópolis/SC (2016) e Pelotas/RS (2017). O evento é promovido pela Rede de Grupos de Agroecologia do Brasil (Rega), composta por grupos de todo o Brasil.

A organização do III Erga conta com o Coletivo de Convivências Agroecológicas (CCA), Centro Acadêmico do curso superior de Agroecologia AgroFlor&Ser, estudantes e professores da UFPR Litoral, Escola Latino Americana de Agroecologia (ELAA), membros do assentamento Lutzenberger, Grupo de Agroecologia (Gae) e militantes da agroecologia.

Mais informações:
E-MAIL: [email protected]
SITE: https://regabrasil.wordpress.com/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/events/147642359416127/

Leia também