Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Pequena loba-marinha se recupera antes de voltar ao mar

A loba-marinha que apareceu, sexta-feira (3), cansada, na praia em Guaratuba está se recuperando, foi alimenta e já está nadando. Em breve será liberada para voltar para o mar.

A fêmea filhote de lobo-marinho-do-sul (Arctocephalus australis) foi encontrada por volta das 7h, pela trabalhadores que fazem a limpeza na praia e que informaram a Prefeitura. Foi acionada a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BS) e rapidamente a equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC), que coordena o monitoramento no Litoral do Paraná, chegou ao local.

No meio da tarde, após avaliação do médico veterinário, foi decidido transportar o animal até Pontal. Foram realizadas análises de sangue e biológica para completar a avaliação de saúde do animal.

Já descansada e alimentada, a fêmea já demonstra melhoras ao nadar no recinto do Centro de Reabilitação, informa a equipe do LEC e mostra em um vídeo (acima).

Ligue 0800 642 3341

Quem encontrar mamíferos, tartarugas e aves marinhas encalhados ou mortos nas praias do Paraná devem ligar para o PMP/BS no telefone 0800 642 3341.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

O projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

Leia também