Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Semana da Pessoa com Deficiência valoriza família na garantia de direitos

As campanhas eleitorais mal começaram nesta quinta-feira (16) e os candidatos já terão de responder uma demanda importante da sociedade. Assim como em outras cidades, a Apae de Guaratuba realiza intensa atividade na Semana da Pessoa com Deficiência, entre os dias 21 e 28 de agosto.

O tema deste ano é “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas” e remete à mobilização das famílias na defesa dos direitos das pessoas com deficiência que decorreram na criação das Apaes e nas garantias conquistadas, sobretudo a partir da Constituição de 1988.

O tema destaca a “importância da participação da família em todos os processos de vida de seus filhos, seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação e na gestão das Apaes”. Também objetiva levar a sociedade a refletir sobre temas como a igualdade e a inclusão e cobrar políticas públicas que as assegurem.

Veja a programação da Semana em Guaratuba

Terça-feira, 21 – Caminhada da Conscientização às 9h, na avenida 29 de Abril, esquina do Cras com as Lojas MM até Praça Central.

Quarta-feira, 22 – Encontro da semana da pessoa com deficiência com a presença do médico geneticista Rui Pilotto, que fará uma palestra com o tema: “Diversas formas de deficiência.” – na Câmara Municipal, às 14h.

Quinta-feira, 23 – Dia da Gestão em Saúde – trabalho de conscientização às gestantes do município em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Este trabalho será realizado em todos os postos de saúde do município que realizam acompanhamento de gestantes, inclusive em outras datas.

Sexta-feira, 24 – Sugestão a todas às instituições de ensino para profissionais e alunos: apresentação do filme “Óleo de Lorenzo”, com o objetivo de conhecimento de uma doença genética rara denominada Adrenoleucodistrofia e reflexões referentes ao respeito à pessoa com deficiência, à importância da comunidade e da família em seu desenvolvimento etc.

Segunda-feira, 27 – Divulgação do tema nas emissoras rádios da cidade e á noite na Câmara de Vereadores, com o uso da tribuna para falar sobre os direitos da pessoa com deficiência.

Terça-feira, 28 – Interação dos alunos da Apae com alunos da Escola Municipal Professora Juraci Luiza Pereira Corrêa, no bairro Coroados.

Também serão realizadas atividades internas de interação com as famílias dos alunos da Escola da Apae durante a semana.

Leia também