Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Prefeitos do Litoral conhecem novas ferramentas de gestão

Um prefeito vai acessar o mapa de sua cidade no computador e vai poder conferir onde ficam as ruas que ainda não estão pavimentadas e quais atendem mais pessoas ou que são mais importantes para o trânsito da cidade.

Antes de decidir, poderá fazer uma simulação de preço de acordo com o material a ser usado – asfalto a quente ou a frio, paver ou pedras irregulares. No caso de precisar de recursos do Estado, todas essas informações terão que ser anexadas à solicitação e ao projeto.

O mesmo software vai servir para tomar decisões sobre construção de creches, escolas, postos de saúde e os demais investimentos públicos. A ferramenta faz parte do sistema Paraná Interativo que foi apresentado pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu), Silvio Barros, nesta sexta-feira (16), em Guaratuba.

Quatro dos sete prefeitos do Litoral puderam conhecer esta e outras ferramentas de gestão, os cursos técnicos que serão oferecidos aos servidores municipais e também alguns dos programas que serão incluídos no Orçamento do Paraná de 2019.

A Sedu iniciou pela Amlipa (Associação dos Municípios do Litoral do Paraná) uma série de reuniões técnicas regionais que pretende fazer em todas as regiões. A reunião foi na Câmara de Vereadores e reuniu os prefeitos Roberto Justus (Guaratuba), Rui Hauer (Matinhos) Marcos Fioravante “Casquinha” (Pontal do Paraná) e José Paulo Azim (Antonina). Também participaram vereadores de Guaratuba e Antonina e alguns representantes de outras cidades.

O prefeito de Pontal do Paraná, Marcos Fioravante, mostrou interesse pelo curso sobre licitações. “A licitação é uma pedra no sapato da gente. Como queremos fazer tudo certo, é bom contar com especialistas que nos ajudem”, afirmou o prefeito.

Para Justus, o prefeito anfitrião, é uma iniciativa pioneira de trazer os técnicos do governo e se colocarem à disposição para o acompanhamento das obras do município em parceria com a Sedu. “É muito relevante porque traz a equipe técnica para próximo das cidades para avaliar as nossas dificuldades e já apresentando soluções.”

O prefeito de Antonina, José Paulo Azim, também destacou o aspecto técnico da reunião. “Foram informações preciosas que recebemos aqui hoje. Eu sugiro que nas próximas reuniões os prefeitos levem também o corpo técnico da prefeitura, pois será de grande valia.”

Compareceram os vereadores de Antonina José Alves de Souza, o “Zé Boiadeiro”, e Vitor de Souza Fernandes. De Guaratuba, Mordecai de Oliveira, Maria do Neno, Professora Paulina, Acácio dos Santos, Alaor Miranda, Donizete Pinheiro, Nei Stoqueiro, Paulo Araújo e Vilson Linho.

Piso drenante e asfalto borracha

Todas os projetos da Sedfu seguem o compromisso da Agenda 20130 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), projeto da ONU do qual o Brasil e seus estados são signatários. Diversas prefeituras do Paraná também assinaram o compromisso, Guaratuba entre elas. Um dos recursos do sistema Paraná Interativo é verificar como um investimento se enquadra nos ODS.

Em relação à sustentabilidade, os prefeitos puderam conhecer o piso drenante para calçadas e vias e o Asfalto de Borracha, que utiliza o pó de pneu usado na composição do asfalto para pavimentação. Já existe uma lei de 2013 obrigando a utilização do produto em algumas obras.

O Paranacidade vai exigir a aplicação do produto nos próximos editais de pavimentação de vias arteriais, onde tem transporte coletivo e alto tráfego. “São medidas de economia e que ajudam a limpar o meio ambiente” afirmou o secretário. Agricultura Urbana, programa de hortas comunitárias para serem cuidadas por idosos, refugiados e comunidade terapêutica, também foram apresentados na reunião.

Cursos – Os prefeitos também puderam conhecer a relação de cursos de capacitação técnica do Paranacidade para elaboração de projetos, iluminação pública, licitações, entre outros. A reunião também ofereceu informações sobre o Governo Digital e os programas da Celepar – um deles, o serviço 156, já foi implementado em Matinhos e Guaratuba.

Outra proposta apresentada foi a Residência Técnica, na qual a Sedu vai capacitar engenheiros e arquitetos a serem disponibilizados para trabalhar para as associações dos municípios. Por dois anos, les ganham uma bolsa enquanto fazem o curso de projetos e obras públicas equanto dão assessoria para os projetos das prefeituras que serão apresentados ao Paranacidade.

Paraná Urbano III – Silvio Barros também falou sobre o Sistema de Financiamento de Ações nos Municípios (SFM) e os critérios técnicos e econômicos para viabilidade dos projetos. Explicou que o Programa Paraná Urbano II, financiado pelo BID, termina no ano que vem, mas, segundo ele, o governo está em fase adiantada de negociações para liberar nova linha de crédito, de US$ 150 milhões.

As próximas reuniões serão em Pitanga (dia 23) e Laranjeiras do Sul (dia 24), no Centro Sul.

Leia também