Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Fórum debate conservação e comunidades no Litoral do Paraná

O “Uso Sustentável da Biodiversidade e Conservação de Recursos Naturais” no Litoral do Paraná será tema de um fórum.

O evento é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável da Universidade Federal do Paraná setor Litoral.

O I Fórum de Pesquisas acontece de 23 a 25 de novembro no campus da UFPR Litoral, em Matinhos.

Entre os temas que serão debatidos, estão as relações das comunidades tradicionais com as unidades de conservação. O Litoral tem três parques nacionais (Saint-Hilaire/Lange, Guaricanae Currais), duas APAs (Guaratuba e Guaraqueçaba e diversas outras unidades de conservação, praticamente todas com populações dentro de seus limites.

A cultura dos povos também será tema de diversas palestras, que vão tratar do etnoconhecimento, da etnobiologia e da etnociência.

Para inscrever-se e consultar outras informações, acesse o site do Programa.
http://www.ppgdts.ufpr.br/?page_id=1315

prog-300dpi

 

Mestrado em Desenvolvimento Territorial Sustentável recebe inscrições até 25 de novembro

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável (PPGDTS), sediado no Setor Litoral da UFPR, está recebendo inscrições para seu processo seletivo de mestrado até o dia 25 de novembro. As inscrições serão realizadas unicamente pela internet, por meio do site do programa: www.ppgdts.ufpr.br.

O PPGDTS tem como objetivo conciliar temas como preservação da natureza, diversidade cultural, políticas públicas e desenvolvimento territorial. Abordando uma perspectiva interdisciplinar, assume a indissociabilidade entre natureza, cultura e sociedade e o desafio de pensar o ecodesenvolvimento, por meio das potencialidades locais e regionais.

Primeiro programa de mestrado do Setor Litoral, iniciando suas atividades em 2014, o PPGDTS possui três linhas de pesquisa: Socioeconomia e Saberes Locais; Redes Sociais e Políticas Públicas; e Ecologia e Biodiversidade.

Mais informações estão disponíveis no edital que rege o processo seletivo (clique aqui).

Leia também