Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Governadora vem assinar contrato para duplicação da JK

A governadora Cida Borguetti vai assinar em Matinhos o contrato para a duplicação da avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira. A solenidade será às 16h desta quinta-feira (22), na Prefeitura.

A obra vai custar R$ 34.576.476,16, valor pedido pela vencedora da licitação, a empresa Triunfo. A licitação foi decidida no dia 22 de outubro, mas um recurso estava adiando a homologação. A empresa Contersolo ofereceu um lance de R$ 32.170.931,13, mas foi inabilitada por não atender item do edital. Recorreu à Comissão de Licitação e não teve o pleito atendido.

A licitação foi homologada nesta segunda-feira (19), e a decisão, assinada pelo diretor-geral do DER, Paulo Tadeu Dziedricki, foi publicada nesta terça-feira (20), no Diário Oficial do Paraná.

A avenida avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira é o acesso entre Matinhos e Guaratuba, inclusive para o embarque do ferryboat.

A obra consiste na duplicação em um trecho de 2,4 quilômetros de extensão, entre as ruas Alvorada e Pastor Elias Abraão (prédio da prefeitura). Além da restauração e implantação de pista dupla na avenida JK, o edital prevê a readequação do canal de macrodrenagem do rio da Draga.

O projeto prevê duas faixas de tráfego em cada sentido, com 3,6 metros de largura cada, totalizando 7,2 metros por pista, separadas por um canal projetado entre barreiras de concreto. Na interseção com a avenida Paraná será implantada uma rotatória com semáforo.

Além da duplicação, toda a drenagem da PR-412 será adequada para evitar alagamentos, por meio da implantação de dispositivos que maximizam a capacidade hidráulica do sistema. O canal, hoje a céu aberto em grande parte da sua extensão, será totalmente revestido em concreto e reposicionado em alguns trechos.

A previsão é de que as obras sejam concluídas no prazo de 18 meses após a assinatura do contrato.

Leia também