Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Lobinha marinha se recupera para voltar para casa

Uma fêmea juvenil de lobo-marinho-do-sul (Arctocephalus australis) está se recuperando em Pontal do Paraná e em breve poderá ser devolvida para o mar.

Ela foi encontrada no início de novembro em Matinhos. Tinha um ferimento de aproximadamente 15 cm de comprimento na região das nadadeiras posteriores e foi resgatada pela equipe de Monitoramento de Praias do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC).

O animal foi encaminhado para o Centro de Reabilitação no Centro de Estudos do Mar, em Pontal do Paraná, onde recebeu um tratamento. A equipe de médicos veterinários controlou a infecção e realizou uma pequena cirurgia de reconstrução na área da lesão. O animal está respondendo positivamente ao tratamento e continua em reabilitação.

“As espécies de pinípedes (lobos, leões marinhos e focas) em geral possuem um comportamento de migração para áreas mais ao norte de sua distribuição (Antártica e Patagônia) durante a estação de inverno em busca de alimento, assim, até final da estação de primavera podemos avistá-los na costa paranaense”, explica a equipe do LEC.

Quem encontrar mamíferos, tartarugas e aves marinhas encalhados no Paraná deve avisar o LEC / Centro de Estudos do Mar pelo telefone 0800-642-3341 ou pelo 41 3511-8671.

Vídeo e informações: Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC)

Leia também