Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Cadeiras anfíbias: banho de mar seguro para pessoas com deficiência

Foto: Sanepar / Divulgação

O programa de cadeiras anfíbias nas praias do Paraná acabou sendo assumido pela Sanepar.

No final de novembro de 2016, o Governo do Paraná lançou edital para contratar organizações da sociedade civil interessadas em desenvolver o projeto Praia Acessível, que foi iniciado no verão de 2011/2012 pela Prefeitura de Guaratuba.

Não conseguiu nenhum interessado que tivesse condições de realizar o projeto. Foi aí que entrou a Sanepar. Com um diferencial: além de ceder a cadeira, uma equipe acompanha a pessoa com deficiência dentro do mar e presta todas as orientações para uso da cadeira.

As cadeiras de rodas anfíbias possibilitam que pessoas com deficiência e mobilidade reduzida possam ter seu banho de mar com segurança e dignidade. Estas pessoas são assistidas por profissionais capacitados durante toda atividade. As cadeiras anfíbias têm rodas especiais que permitem o deslocamento na areia e no mar. Elas possuem cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés em tecido emborrachado, removível e lavável. Com capacidade para suportar até 120 kg, elas são flutuantes e confeccionadas em material leve, resistente e inoxidável. Por serem mais altas, permitem que o usuário entre no mar em uma profundidade segura.

As unidades estão disponíveis em Guaratuba (em frente à Associação dos Magistrados), Matinhos (em Caiobá, na Praia Mansa) e Pontal do Paraná (em frente à Universidade Federal do Paraná). O uso das cadeiras é gratuito e pode ser feito todos os dias da semana, das 9h às 19h, com intervalo entre meio-dia e 13h30.

A Prefeitura de Guaratuba também está disponibilizando uma cadeira anfíbia naquela cidade, e o Rotary Club, nos fins de semana, colabora com outras cadeiras e voluntários em Matinhos.

Com informações da Sanepar / Edição: Correio do Litoral

Leia também