Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Estudantes começam monitoramento do rio Matinhos

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAlunos do Colégio Estadual Gabriel de Lara fizeram na manhã desta quarta-feira (6) a primeira coleta e análise da qualidade da água do rio Matinhos.

Os estudantes participam do projeto “Sustentabilidade: da Escola ao Rio”, desenvolvido pela Sanepar e coordenado pelo gestor em Educação Socioambiental do escritório regional da empresa, Guilherme Zavataro. Técnicos da Sanepar e os professores Marcelo Taka e Vânia Barros escolheram dois pontos para monitoramento, sendo um a montante (abaixo) e outro a jusante (acima) da desembocadura do rio.

Os alunos analisaram parâmetros de temperatura da água, PH, amônia, fosfato, oxigênio dissolvido e análise bacteriológica. O projeto ainda prevê a realização de mais duas coletas e análises de água, mutirão de coleta de resíduos sólidos, mutirão de plantio de mata ciliar e seminário de socialização de informações com a comunidade.

O coordenador de Redes da Sanepar, Eraldo de Vitorino, destaca a importância de projetos de conscientização ambiental na economia da água. “Quando a população adota para boas práticas de preservação do meio ambiente, observa-se também uma mudança de postura e comportamentos na correta utilização das redes de água e esgoto”, afirmou.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Leia também