Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Combate ao mosquito da dengue auxilia prevenção contra febre amarela

“Várias ações desenvolvidas pela Prefeitura fizeram com que Guaratuba, pelo segundo ano consecutivo, não registrasse nenhum caso de dengue”, informa o site oficial do Município, nesta quarta-feira (30).

Entre as ações, o combate ao mosquito Aedes aegypti, que além de transmitir dengue, zika e chikungunya, é o vetor da febre amarela no meio urbano, destaca a Prefeitura. “Não há caso dessas doenças registrado em Guaratuba”, salienta.

De acordo com a Prefeitura, em 2018 foram notificados 29 casos suspeitos de dengue, mas todos descartados através de exames. Leia resumo da matéria:

A Secretaria Municipal da Saúde, através da Vigilância Sanitária e Ambiental (Visa), executa o Programa de Controle de Arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti. Neste programa os Agentes de Controle de Endemias (ACE) fazem visitas de rotina a imóveis e terrenos baldios, atendimento a reclamações, inspeções de pontos estratégicos, vistorias para levantamento de índice e eliminação de possíveis focos de proliferação do mosquito.

Nas atividades desenvolvidas no ano de 2018, a equipe atualizou o reconhecimento geográfico em 31.836 imóveis, foram acompanhados 59 pontos estratégicos com 2 visitas mensais e realizadas 68.800 visitas a imóveis e terrenos baldios. Destas visitas foram encontrados 52 imóveis com a presença do Aedes aegypti.

Quando encontrado um imóvel com a presença do mosquito, todos os imóveis em um raio de 300 metros são avaliados. Os imóveis positivos são acompanhados por 18 meses.

A Prefeitura de Guaratuba promove a integração de várias Secretarias Municipais (Administração, Obras, Meio Ambiente, Comunicação, Educação e Saúde) no combate ao mosquito, realizando mutirões de limpeza de ruas, retirada de lixo de terrenos e trabalho de conscientização dos moradores para que os mesmos deem destino correto ao lixo.

São feitas também ações nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil, ações informativas de prevenção, passeatas e mutirões com alunos nos bairros. O trabalho de conscientização da população e vistoria nos bairros continua esse ano.

Leia também