Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Volta às aulas em Guaratuba inicia com capacitação dos professores

A rede Municipal da Educação iniciou na segunda-feira (4) sua Semana Pedagógica. O prefeito Roberto Justus esteve pela manhã acompanhando a abertura da semana de capacitação e deu as boas vindas aos coordenadores, orientadores e professores municipais que iriam retornar às salas de aulas na quarta-feira, dia 6.

Mais de 300 profissionais da Educação Municipal juntamente também com técnicos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) acompanham a capacitação. Pela manhã, ocorreu a palestra sobre a Base Nacional Curricular Comum e referenciais estaduais. À tarde, o tema foi autismo.

Segundo o palestrante Dr. Rui Pilotto, doutor em Genética, foi muito importante a Secretaria Municipal da Educação ter esse “insight” e trazer essa temática para discutir com os professores. “Está sendo muito produtivo, muitas vezes nas famílias, nas casas, não se fala sobre, aonde pode ser falado é na escola, com os professores trabalhando, a escola tem um papel importante na identificação de deficiências intelectuais”.

A professora Liliane Cristina da Silva, da Escola Municipal Governador Moisés Lupion, disse que o tema é muito interessante, “bem pertinente para nossa profissão, esperamos sempre esse tipo de formação”, ressalta.

A capacitação continuou na terça-feira (5) com palestras sobre deficiência intelectual, avaliação e com oficinas.

A psicóloga Luz Maria Romero, do Instituto Lico Kaesemodel, também fez uma fala sobre a Síndrome do X frágil, que é uma doença na condição genética que causa deficiência intelectual, desde moderada a grave. Segundo a psicóloga é muito importante para os professores ter informações sobre essa síndrome porque ela é muitas vezes confundida com o autismo, o que prejudica o diagnóstico e acompanhamento.

Leia também