Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Depressão é tema de seminário na UFPR Litoral

A campanha de 2017 da Organização Mundial da Saúde (OMS) tem como lema “Depressão: vamos conversar”. Também é o foco do I Seminário em Saúde Mental, promovido pela Casa Litoral, e que acontece na próxima semana na UFPR Litoral.

O seminário começa na terça-feira (30), a partir das 15h. As convidadas são a médica Carmen Lúcia Schettini, psiquiatra, especialista em perícia médica e Lúcia Maria de Oliveira Santos, psicóloga, mestre pela UFRN, ambas atuam na Unidade de Referência de Apoio à Saúde Mental/Casa 4 da UFPR.

Elas abordarão o tema Depressão e ansiedade na vida acadêmica, apresentando as formas de assistência que a Universidade oferece nos casos dessas doenças.

Na quarta-feira (31), também às 15h, o terapeuta ocupacional e especialista em gestão pública, Elton Luis Alves, e a psicóloga Raiana Massucci Zaze, abordarão o tema Depressão e ansiedade e o suporte dado pela rede municipal nesses casos. Ambos atuam no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), em Matinhos, onde atendem crianças, adolescentes e adultos, visando a promoção, proteção da saúde e prevenção de agravos.

Para o psicólogo da UFPR Litoral, Marcelo Cavadinha, um dos organizadores do evento, a presença do serviço local de referência em saúde mental é de grande importância. “Eles irão auxiliar na compreensão dos desdobramentos da reforma psiquiátrica, política implementada há mais de 15 anos e continua com uma série de desafios até hoje”, explica Marcelo.

“Convidamos diferentes profissionais para conversar sobre a importância da saúde mental, esclarecendo sobre estes problemas, a rede de apoio e as formas de tratamento”, explicou a enfermeira da UFPR Litoral Andreia Assmann Pettres

Terça (30/5)– Depressão e ansiedade na vida acadêmica
Apresentação do projeto Saúde Mental do CASA 4 da Universidade Federal do Paraná
Palestrantes: Carmen Lúcia Schettini (psiquiatra UFPR) e Lúcia Maria de Oliveira Santos (psicóloga UFPR).

Quarta (31/5) – Depressão e ansiedade
Apresentação da Rede de Atenção à Saúde Mental do Município de Matinhos
Palestrantes: Elton Luis Alves (Terapeuta Ocupacional do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS/Matinhos) e Raiana Massucci Zaze (psicóloga do CAPS/ Matinhos).

Inscrições gratuitas – clique aqui.

Coname Caiçara

A Universidade Federal do Paraná – UFPR – Setor Litoral torna pública as normas para as inscrições na II CONANE CAIÇARA:

Inscrições: de 9 a 31 de maio
Público alvo: Professores da educação básica, estudantes de cursos técnicos, graduação e pós-graduação e membros de comunidade.
Inscrições: Para quem tiver interesse no CERTIFICADO a inscrição custará R$10,00 que deverão ser pagos no primeiro dia do evento na recepção do auditório. Para os demais é GRATUITA.
Local: UFPR Litoral – Auditório Juliano Fumaneri Weiss
Número de vagas: Vagas: 390
Certificado: O certificado de participação tem o custo de R$10,00 (pagos no local do evento) será enviado APENAS por e-mail, conforme as informações preenchidas na ficha de inscrição. Não será fornecida segunda via do certificado.

Inscrições (clique aqui)
Edital

Fonte: UFPR Litoral

Leia também