Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Audiência discute criação da Região Metropolitana do Litoral

Uma audiência pública, na próxima quarta-feira (31), em Paranaguá, vai debater a proposta de criação da Região Metropolitana de Paranaguá, ou do Litoral.

A intenção é reunir os prefeitos, vereadores e outros representantes dos sete municípios que se pretende envolver: Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Paranaguá, Pontal do Paraná, Matinhos e Morretes. O encontro está marcado para as 19h, no Teatro Raquel Costa.

Por enquanto está definida a participação do prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, e o deputado estadual Requião Filho (PMDB), defensor da proposta na Assembleia Legislativa. De acordo com o parlamentar, a audiência poderá servir para formatar o projeto definitivo.

“A ideia vem sendo cogitada, informalmente, há muito tempo pelas lideranças da comunidade litorânea”, afirmou o deputado. “De acordo com o que for decidido nesta reunião, protocolaremos o pedido oficial na Assembleia Legislativa já na semana seguinte, para garantir que os anseios do nosso litoral sejam atendidos”, disse Requião Filho.

Paraná é o terceiro estado que mais tem regiões metropolitanas (8), atrás da Paraíba (12) e Santa Catarina (11)

“A Constituição Federal (§ 3º do artigo 25), assim como a Constituição Estadual (artigo 21) preveem a possibilidade dos Estados, mediante lei complementar, a instituírem regiões metropolitanas para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum”, informa assessoria do parlamentar.

Requião Filho defende que a Região Metropolitana dará “mais oportunidades de planejar o crescimento regional em ações conjuntas, para trazer benefícios igualmente à toda população do litoral”.

“É o desenvolvimento sendo pensado de forma integrada, para que todos os esforços valorizem o litoral como um polo atrativo a novos investimentos. Esta pode ser uma ótima oportunidade para se obter recursos e financiamentos junto ao Governo Federal, através de incentivos fiscais e financeiros, hoje colocados à disposição apenas de regiões metropolitanas”, afirmou o deputado.

Além de explicar quais as vantagens e as dificuldades na implantação, os defensorees da ideia já têm uma questão para resolver. Na divulgação feita por Requião Filho, o nome utilizado é Região Metropolitana do Litoral; no convite e na pauta distribuída pela Prefeitura de Paranaguá a denominação é Região Metropolitana de Paranaguá, a exemplo das demais regiões metropolitanas do Estado, que usam o nome da cidade-polo.

Audiência Pública – Região Metropolitana do Litoral (ou de Paranaguá)
Data: Quarta-feira (31 de maio)
Horário: 19h
Local: Teatro Rachel Costa
Endereço: Rua XV de Novembro, 87, Centro Histórico, Paranaguá

Leia também