Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Exposição leva a uma viagem ao tempo dos sambaquis

O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, em Paranaguá, inaugura nessa terça-feira (26) a exposição“Entre Conchas: modos de vida nos sambaquis”.

A palestra de abertura contará com duas sessões e terá a fala do Arqueólogo Sady Carmo Júnior, um dos curadores da exposição. A primeira sessão será às 16h e, para quem não puder vir nesse horário, a segunda acontece às 19h.

Fundamentada em pesquisas arqueológicas, a exposição trata sobre a cultura material dos antigos povos indígenas habitantes do litoral, encontrada nos sambaquis, através de temas como o saber-fazer, suas relações sociais, o seu meio ambiente, suas ferramentas e seu imaginário. A mostra tem curadoria do Arqueólogo Sady Carmo Jr. e da aluna de Ciências Sociais Júlia Cordeiro, ambos da Universidade Federal do Paraná.

O objetivo é trazer aos visitantes do MAE-UFPR um pequeno vislumbre sobre o modo de vida desses ancestrais habitantes do litoral, presentes na região entre aproximadamente dez mil e mil anos atrás, onde deixaram centenas de monumentos de conchas construídos por todo o sul do Brasil.

Exposição “Entre Conchas: modos de vida nos sambaquis”
Período: De 26 de março de 2019 a 29 de março de 2020.
Local: Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR – Rua XV de Novembro, 575 – Centro Histórico – Paranaguá

Leia também
Receba nossa notícias em seu e-mail.
Inscreva-se para receber as últimas novidades e atualizações diretamente no seu e-mail.
Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento
Comentários
Carregando...
error: Content is protected !!