Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Inscrições de curso para navios-tanque na Capitania vão até esta terça, dia 30

A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) informou que está com inscrições abertas até terça-feira, dia 30 de abril, para o Curso Especial Básico de Navios-Tanque Petroleiro e para Produtos Químicos (EBPQ).

O curso é gratuito e destina-se a qualificar aquaviários para trabalhar em embarcações de transporte de petróleo e de produtos químicos da Marinha Mercante.

Os candidatos devem preencher a ficha de inscrição no Grupo de Atendimento ao Público (GAP) da Capitania dos Portos do Paraná e pagar a taxa de inscrição com custo de R$ 8. A previsão é que as aulas aconteçam de 13 a 24 de maio na sede da CPPR, no Centro Histórico de Paranaguá.

Para candidatar-se, é necessário ser aquaviário, Oficial ou Subalterno, com habilitação no nível 3 do 1º e 2º grupo. No momento da inscrição, os candidatos devem apresentar cópias da folha de dados biográficos da Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), histórico escolar do curso de formação contendo a disciplina Prevenção e Combate a Incêndio (PCI-001) ou do certificado do Curso de Combate a Incêndio (ECIN), carta de indicação da empresa e/ou mapa de contagem de tempo de embarque com firma reconhecida do setor de Recursos Humanos da empresa; e a Guia de Recolhimento da União (GRU), além da Ficha de Inscrição.

O capitão dos Portos do Paraná, capitão de mar e guerra Rogerio Antunes Machado, afirmou que o objetivo da Marinha com a oferta de cursos como o EBPQ é preparar tecnicamente aqueles que se fazem ao mar em embarcações específicas, como é o caso dos navios-tanque e de transporte de produtos químicos. “O conhecimento das regras de navegação e de segurança nestas embarcações torna as atividades a bordo mais seguras, o que minimiza a ocorrência de acidentes e promove a salvaguarda da vida humana no mar”.

Dúvidas e informações podem ser esclarecidas pessoalmente no GAP da CPPR na rua Benjamin Constant, 707, no Centro Histórico de Paranaguá, de segunda a quinta-feira de 8h30 às 11h30, ou pelo telefone (41) 3721-1510.

Todos os detalhes, informações sobre as inscrições e os documentos necessários para o curso estão no edital publicado no site da Capitania: www.marinha.mil.br/cppr.

Edital aqui:
https://www.marinha.mil.br/cppr/sites/www.marinha.mil.br.cppr/files/arquivos/EDITAL%205-2019%20EBPQ.pdf

Fonte: Comunicação Social e Relações Públicas da Capitania dos Portos do Paraná – Foto: Capitania dos Portos do Paraná

Leia também