Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Escolas homenageiam história, cultura e desenvolvimento de Guaratuba

Pontualmente às 13h30, a Banda da Polícia Militar do Paraná abriu o desfile cívico dos 248 anos de Guaratuba. Sem chuva.

Mantendo a tradição, participaram todas as escolas municipais, estaduais e a Apae. Cada uma trazia um tema: o turismo, a história, a cultura, a educação, as obras para o desenvolvimento da cidade que acontecem e até uma apresentação detalhada sobre o funcionamento da Administração do Município, com alunos interpretando secretários municipais. Também houve homenagem às sete cidades do Litoral. Um detalhe que chamou muita atenção foi o uniforme novo que as crianças usavam, na cor azul do brasão do Município e com uma lista amarela da bandeira.

Também desfilaram as viaturas da Polícia Militar, da Polícia Ambiental e do Corpo de Bombeiros. A grande novidade foram os veículos e máquinas da prefeitura. Como um cartaz informava, a frota para obras conta com 4 patrolas, 4 retroescavadeiras, 1 escavadeira hidráulica (PC), 1 rolo compactador, 1 pá carregadeira, 1 prancha, 1 máquina de pintura, 1 caminhão cesto, 2 kombis. Também desfilaram o micro-ônibus, 5 vans e 8 automóveis, uma ambulância do Samu e alguns ônibus e máquinas alugas pelo Município.

Não desfilaram todas as ambulâncias e veículos de transporte de pacientes. Conforme cartazes trazidos em alguns equipamentos, no setor de obras e infraestrutura, os caminhões auxiliaram na remoção de mais de 2,6 milhões de metros quadrados de restos de roçadas e podas, no transporte dos restos de limpeza dos canais, as patrolas fizeram mais de 660 manutenções de ruas em 2018, e as pá carregadeiras a a pá hidráulica fizeram a limpeza de mais de 13.400 metros.

Além da equipe da Prefeitura e de lideranças da cidade, prestigiaram o desfile os prefeitos Ruy Hauer (Matinhos), José Paulo Vieira Azim (Antonina), Osmair Costa Coelho “Marajá” (Morretes), Hayssan Colombes Zahoui “Ariad Júnior” (Guaraqueçaba), o comandante da 3ª Cia da PM de Guaratuba, Capitão Luciano Romão, do 8º Subgrupamento de Bombeiros, capitão Eziquel Roberto Siqueira, do comandante do 9º BPM, tenente-coronel Marcos Rodrigues, da chefe regional do Núcleo Regional de Educação, Izabel Cristina Vieira e dos vereadores Claudio Nazário (presidente da Câmara), Maria do Neno, Professora Paulina, Mordecai de Oliveira, Ney Stoqueiro, Paulo Araújo, Gabriel Nunes dos Santos e Vilson Linho.

Leia também