Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Navio hidrográfico da Marinha ficará aberto à visitação

O navio hidrográfico Sirius (H-21) chega ao Porto de Paranaguá nesta sexta-feira (3) e estará aberto para visitação pública neste final de semana, sábado (4) e domingo (5). A entrada é gratuita.

A presença do navio da Marinha no litoral paranaense acontece para realizar o Levantamento Hidrográfico da Barra de Paranaguá, acesso marítimo do Porto de Paranaguá. Este serviço coletará dados para atualizar a Carta Náutica 1820, referente às “Proximidades da Barra de Paranaguá”. A previsão é que os trabalhos terminem em 16 de maio.

O NHi “Sirius” foi o primeiro navio da Marinha do Brasil especialmente projetado e construído para o serviço de hidrografia. Tem a finalidade de servir como plataforma flutuante capaz de efetuar a coleta de dados batimétricos, oceanográficos e geofísicos, bem como a manutenção de faróis, de forma a contribuir para o apoio à aplicação do Poder Naval, para a segurança da navegação e para o apoio a projetos nacionais de pesquisa.

Construído nos estaleiros de Ishikawajima Heavy Industries Co. Ltda, em Tóquio, no Japão, o Navio teve sua quilha batida no dia 13 de dezembro de 1956, foi lançado ao mar no dia 30 de julho de 1957 e incorporado à Marinha do Brasil no dia 17 de janeiro de 1958.

Visita do Navio Hidrográfico Sirius (H-21)
Local: Porto de Paranaguá
Data da visitação pública: 4 e 5 de maio – horário: das 13h30 às 17h
Entrada: Gratuita

Fonte:

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas da Capitania dos Portos do Paraná

Leia também
Receba nossa notícias em seu e-mail.
Inscreva-se para receber as últimas novidades e atualizações diretamente no seu e-mail.
Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento
Comentários
Carregando...