Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Tesourão é resgatado boiando em mar aberto

Terça-feira dia 30 de abril de 2019, a equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da UFPR recebeu o acionamento de um pescador para prestar atendimento a uma fragata (Fregata magnificens), mais conhecida no litoral do Paraná como tesourão.

Segundo o pescador, o animal estava visivelmente exausto, encharcado e boiando em mar aberto, entre as ilhas das Palmas e Ilha da Figueira, nas proximidades da Ilha do Mel.

Essa espécie também é conhecida como pirata-do-mar devido seus hábitos de caça, que incluem roubar peixes de outras espécies de aves. O macho é preto e distingui-se da fêmea por um saco gular vermelho (coloração vermelha no pescoço).

Essas aves não pousam na água, pois não possuem camada de gordura protetora para regular sua temperatura, assim o encalhe da espécie muitas vezes ocorre devido ao encharcamento de plumagem e exaustão em voo.

O animal foi atendido pela equipe e translocado para o Centro de Reabilitação e Despetrolização de Fauna Marinha onde está em estabilização intensiva e já se encontra com sua temperatura estável.

A equipe multidisciplinar do projeto, formada por médicos veterinários, biólogos, oceanógrafos e tratadores está trabalhando para que a reabilitação completa do animal seja rápida, viabilizando a sua reintegração ao ambiente natural.

Caso você aviste algum mamífero, tartaruga ou ave marinha, acione nossa equipe através do 0800-642-3341!

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental da Petrobras no Pré-Sal da Bacia de Santos. No litoral paranaense o projeto é executado pelo Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC), do Centro de Estudos do Mar/UFPR.

Leia também