Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Colit discute construção do Centro de Reabilitação de Animais Marinhos

Centro de pesquisa e tratamento de animais marinhos será construído em Pontal do Paraná. Foto: Divulgação Sema

O Colit (Conselho de Desenvolvimento Territorial do Litoral do Paraná) discute o licenciamento para a construção do Centro de Reabilitação de Animais Marinhos no Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Pontal do Paraná.

O licenciamento do Centros foi aprovado pelo Colit em novembro de 2016. O que está na pauta da 70º reunião do Conselho é o projeto da obra e o início da construção. A reunião será no Iate Clube de Guaratuba.

A construção será financiado pela Petrobras, pois é parte essencial para atender à fauna marinha do estado e realizar o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) executado no litoral paranaense pelo CEM/LEC (Laboratório de Ecologia e Conservação) da UFPR e coordenado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

O atendimento à fauna marinha e a conservação do patrimônio biológico é uma obrigação da sociedade para garantir a qualidade ambiental às futuras gerações. O projeto e a construção do CRAS tem apoio dos órgãos ambientais federais (IBAMA, ICMBIO), estaduais (SEMA) e municipais. Com este equipamento o atendimento da fauna e do ecossistema marinho terão melhoras significativas!

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos. Conduzido pelo IBAMA, tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e mortos.

Com informações do PMP-BS – UFPR / Donyan Greipel

Leia também