Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Governo de SC mostra plano de pedágios na Região Norte

O Governo de Santa Catarina apresenta, nesta segunda-feira (7), plano de concessão das rodovias na Região Norte do Estado. Estudo preliminar incluía a Estrada de Garuva (SC-417) no pacote.

O projeto será exposto ao Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR), órgão de natureza colegiada, vinculado a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joinville. A reunião será às 14h, no auditório da prefeitura de Araquari, e é aberta a comunidade.

Em dezembro de 2015, em entrevista à RIC, o governador Raimundo Colombo, o anunciou o início do projeto de concessão, que pretendia implantar no segundo semestre de 2016.

Em abril de 2017 o jornalista Jean Balbinotti, do jornal “A Notícia”, disse que os estudos apontavam para um pedágio na SC-417 entre R$ 1,00 e $ 12,00 para veículos de passeio. O valor mais alto, disse ao jornal o secretário de Planejamento, Murilo Flores, permitiria duplicar o trecho.

Com apenas 17 quilômetros de extensão, a SC-417 tem problemas crônicos de falta de manutenção. Os buracos na pista são causa constante de acidente e a manutenção costuma ser paliativa, com remendos e tapa-buracos.

A estrada é intensamente movimentada durante o verão e tem um fluxo constante por ser a principal via de aceso de Guaratuba e de Itapoá. Também recebe o fluxo de caminhões que vai ao porto de Itapoá.

Vereadores de Garuva, Guaratuba e Itapoá, além de empresários e a comunidade de Garuva, pressionam o governador Colombo a realizar uma obra de recupração da Estrada que seja duradoura.

No dia 28 de junho deste ano, conforme revelou o Correio do Litoral, a comissão SOS SC-417 “invadiu” uma reunião em Araquari (SC) para falar diretamente ao governador sobre o péssimo estado da rodovia. Colombo ouviu o pedido do grupo e disse que daria uma resposta à comissão após ouvir o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra).

Leia também