Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Câmara de Paranaguá derruba Tribuna Livre para jornalista

Foto do Placar – Jornal dos Bairros

Por nove votos a três, os vereadores de Paranaguá derrubaram requerimento para um jornalista falar sobre “Liberdade de Imprensa”. As informações são do Jornal dos Bairros.

Quem iria ocupar a Tribuna Livre da Câmara seria o jornalista parnanguara Maximilian Santos, que trabalha em Curitiba. Segundo o jornal, o pedido surgiu depois de o repórter Pierre Andrade da TVCI, ter sido cerceado “numa pauta esportiva e desprovida de qualquer polêmica, aliada a situações que colocaram Paranaguá, como a segunda cidade no país em perseguição a jornalistas no ano passado por políticos”.

O requerimento, a pedido do jornalista, foi apresentado nesta terça-feira (15), pelo vereador Adriano Ramos (PHS), com assinatura dos vereadores Jaime Ferreira dos Santos (PSD) e Gilson Marcondes (PV).

O pedido foi derrubado pelo voto dos vereadores Nilo Monteiro (PP), líder da bancada de situação, Adilson Soares Zela (PPL), Fabio Santos (PSDB), Luiz Maranhão (PSB), Benedito Nagel (PSD), Ratinho Miguel (PSL), Sandra do Dorinho (PMB), Sargento Orlei Correia (PTC) e Waldir Leite (PSC).

Trecho da reportagem do Jornal dos Bairros

Segundo o jornalista, requerimento visava apenas atentar a população e os legisladores do município, dentro do principal espaço democrático da cidade, que é a Câmara de Vereadores, para a importância da Lei da Liberdade de Imprensa (Lei federal 5.520/67). Esta lei está na Constituição Federal e deve ser seguida, para que o sistema democrático em Paranaguá seja mantido.

É inadmissível que permaneçam ocorrendo na cidade perseguições aos profissionais da imprensa, com várias situações apontadas e testemunhadas em diferentes veículos de comunicação. Da mesma forma que professores usam a Tribuna Livre da Casa para defender a classe pedagógica, portuários utilizam para lutar por seus direitos, nós profissionais da imprensa, também queremos e precisamos ser ouvidos. Se a Câmara de Vereadores de Paranaguá, por qualquer motivo que seja não tem interesse em nos ouvir, se a maioria dos nobres vereadores quer fechar os olhos aos acontecimentos na cidade, se eles não querem defender a democracia constitucional, nós vamos levar nossa reivindicação para a Assembleia Legislativa do Paraná, Câmara dos Deputados e outros espaços democráticos”.

Não vamos permitir que situações contra profissionais em atuação de trabalho sejam hostilizados, perseguidos ou proibidos de cumprir o seu papel democrático. O Sindicato dos Jornalistas já enviou nota de repúdio pelos acontecimentos esdrúxulos em Paranaguá. A cidade ainda deve seguir a Constituição Federal, e a Lei da Liberdade de Imprensa é bastante clara. Se for necessário, nós vamos nos unir e nos manifestarmos em plenário, ou ainda trazer a imprensa nacional para noticiar os fatos no município”, explicou.

Reportagem completa: https://www.jornaldosbairroslitoral.com.br/camara-de-paranagua-derruba-pedido-para-jornalista-falar-sobre-liberdade-de-imprensa/

Leia também