Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

UFPR Litoral tem 12 cursos neste vestibular

Durante a realização da Feira das Profissões, centralizada em Curitiba e que termina neste domingo (27), a Universidade Federal do Paraná divulga informações dos cursos espalhados pelo Paraná e suas cidades. 

Foto: Marcos Solivan

As inscrições para o vestibular já começaram e são feitas apenas pela internet, até as 23 horas do dia 14 de setembro, podendo o pagamento da taxa de inscrição ser efetivado até as 23h59min do dia 15 de setembro. Informações estão disponíveis no site do Núcleo de Concursos.

O Setor Litoral da UFPR vai disponibilizar, no vestibular 2018, 340 vagas entre todos os 12 cursos de graduação que oferece. A unidade tem o objetivo de tornar o ensino superior acessível para a população do litoral paranaense e dos municípios abrangidos pelo Vale do Ribeira, bem como de levar aos estudantes um projeto pedagógico diferenciado, enfocando a interdisciplinaridade, a autonomia estudantil e a interculturalidade.

Instalado no município de Matinhos, desde 2004, o Setor Litoral promove ações que chegam aos sete municípios litorâneos e se estendem ao Vale do Ribeira, regiões que historicamente receberam pouca atenção e ainda apresentam grande fragilidade social e econômica. Visando ao desenvolvimento humano e local, o ensino da unidade é voltado para que os estudantes formados contribuam com o crescimento social e econômico regional.

O Projeto Político Pedagógico do Setor é um aspecto de destaque, pois prevê a promoção da educação pública integrada e o desenvolvimento junto às comunidades locais para contribuição decisiva do progresso científico, econômico, ecológico e cultural. Isso propicia grande interação entre a comunidade acadêmica e da região.

A proposta consiste em uma organização curricular diferenciada. Os estudantes cursam módulos, cuja estrutura é mais flexível e aberta a atender as demandas de cada turma. Atividades de Integração Cultural e Humanística e Projetos de Aprendizagem complementam o currículo. A formação, constitui-se assim, em três eixos: Fundamentos Teóricos Práticos; Projetos de Aprendizagem e Interações Culturais e Humanísticas.

As Interações Culturais e Humanísticas fundam-se na ligação da formação profissional dos estudantes com a realidade e as comunidades locais. São espaços diferenciados nos quais o aprendizado ocorre por meio de reflexões e vivências sobre os saberes científicos, culturais, artísticos, populares e pessoais. Semanalmente, estudantes de diversos cursos interagem e aprendem juntos. Já os Projetos de Aprendizagem incentivam o aluno a perceber criticamente a realidade, compreender os diversos aspectos que a estruturam e a estabelecer ações integradas entre instituição e comunidade.

Segundo o diretor do Setor, Renato Bochicchio, os cursos do campus se destacam também por propiciar projetos de extensão e de pesquisa qualificados e reconhecidos nacionalmente, com grande interação com a população local. “A atuação dos cursos dentro do campus permite contato com diferentes áreas de conhecimento, proporcionando a participação ativa do estudante na vida acadêmica, bem como uma convivência rica em diversidade e diálogo”, conta.

As práticas pedagógicas inovadoras aplicadas na unidade são políticas para a formação integral do jovem, visando ampliar o acesso e a permanência destes no Ensino Superior. A procura nos processos seletivos do Setor vem aumentando todos os anos e, para o Vestibular 2018, espera-se que aproximadamente dois mil candidatos concorram às vagas.

Bochicchio salienta que entre 70% a 80% dos inscritos normalmente são oriundos do litoral paranaense e do Vale do Ribeira. “Esse é um dado relevante para demonstrar que a UFPR Litoral cumpre um papel social importante para as duas regiões. A expectativa para o processo seletivo desse ano é pela manutenção dos altos índices de candidatos originários, majoritariamente, de escolas públicas e dessas regiões”.

Os interessados em cursar graduação na UFPR Litoral podem optar por Administração Pública; Agroecologia; Artes; Ciências; Educação Física; Geografia; Gestão de Turismo; Gestão e Empreendedorismo; Gestão Imobiliária; Linguagem e Comunicação; Saúde Coletiva e Serviço Social.

Foto: Marcos Solivan

Matinhos

Situada no litoral do Paraná, a 110 quilômetros de Curitiba, Matinhos é uma cidade repleta de balneários, sendo Caiobá o mais conhecido deles – onde está localizado o campus do Setor.

Com aproximadamente 32 mil habitantes, o município destaca-se pela prestação de serviços. Turismo e comércio são os mais relevantes para a economia da região. Além das praias, há outras opções de passeio como o Parque Estadual Rio da Onça e a Trilha Ecológica no Morro do Boi.

Fonte: UFPR / Jéssica Tokarski

Leia também