Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Obra do Centro de Animais Marinhos começa em setembro, prevê UFPR

Centro de pesquisa e tratamento de animais marinhos será construído em Pontal do Paraná – Foto: Divulgação Sema

A construção do Centro de Reabilitação de Animais Marinhos, em Pontal do Paraná, deve começar até o final de setembro. A informação é da Universidade Federal do Paraná.

A instalação foi aprovada pelo Conselho de Desenvolvimento Territorial do Litoral do Paraná (Colit) no dia 3 de agosto. “Ainda depende de licenças do Instituto Ambiental do Paraná e da Prefeitura de Pontal do Paraná, mas a previsão é que as obras comecem em 30 dias”, informou a UFPR há uma semana.

A obra, com valor estimado em R$ 2 milhões será paga pela Petrobras, como parte do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, do licenciamento ambiental do pré-sal.

Atendimento à vida marinha

Com uma área total de 800 metros quadrados, o Centro de Reabilitação será construído no Centro de Estudos do Mar (CEM) da UFPR, no balneário de Pontal do Sul. Terá 380 metros quadrados de espaços fechados, com laboratórios e ambientes de atendimento com estrutura hospitalar e salas de análise de dados. O restante do terreno será destinado à estrutura de suporte à vida, com atendimento à fauna.

A coordenadora do Laboratório de Ecologia e Conservação do CEM, bióloga Camila Domit, será a responsável pelo Centro. A bióloga explica que serão atendidos exclusivamente animais marinhos e costeiros com hábito aquático. No novo espaço, será possível atender, simultaneamente, cem aves não voadoras, como pinguins, dez aves voadoras, dois lobos marinhos, um cetáceo (baleia) e oito tartarugas marinhas.

Foto: Divulgação SEMA

Com informações da UFPR

Leia também