Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Guaratuba cria Comissão Municipal para o Censo Agropecuário

O IBGE abriu, nesta quarta-feira, na Câmara de Vereadores, o Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2017 em Guaratuba.

A partir de outubro, os recenseadores vão a campo para conhecer as características e a produção do município. Guaratuba é o principal produtor da região litorânea, com destaque para a agricultura e o cultivo de banana.

O Censo Agro fará a coleta de dados até fevereiro de 2018, adotando-se como referência o período de 1º de outubro de 2016 a 30 de setembro de 2017, ao qual deverão estar relacionados os dados sobre a propriedade, produção, área, pessoal ocupado, estoques, efetivos da pecuária, da lavoura permanente e da silvicultura. O último censo agropecuário foi realizado em 2006.

Reunião da Câmara foi conduzida pela equipe da Agência Paranaguá do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e serviu para montar a Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE), que será liderada pelos técnicos do IBGE e composto por representantes da Câmara de Vereadores, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e do escritório local do Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural).

Corte no Orçamento

O orçamento do Censo Agropecuário de 2017 sofreu um corte de mais de 50%. Diante desta contingência, o corpo técnico do IBGE foi compelido a fazer adaptações como, por exemplo, a redução do número de contratados temporários para essa operação: inicialmente previsto para 82 mil pessoas, esse contingente foi reduzido para 26 mil. Já a coleta do Censo Agropecuário, prevista para cerca de 90 dias, foi ampliada para cinco meses.

A redução do orçamento tornou necessária uma simplificação do questionário inicialmente concebido. Serão menos informações coletados e menos dados para conhecer a realidade do setor.

O Censo Agropecuário 2017 vai subsidiar a implantação do cadastro de estabelecimentos agropecuários e do Sistema Nacional de Pesquisas Agropecuárias. Isso permitirá a criação da Pesquisa Nacional por Amostra de Estabelecimentos Agropecuários, que irá a campo, anualmente, captar dados pormenorizados sobre receitas e despesas na produção, crédito e seguro rural, proteção de mananciais, conservação da fauna e flora, uso de agrotóxicos, técnicas de produção, além da situação social e familiar dos trabalhadores do campo, entre outros temas.

O Censo Agropecuário é essencial para:

  •   • o dimensionamento de áreas cultiváveis, dos níveis de produção de alimentos e da criação animal;
    • a sinalização da utilização e aplicação dos implementos e instrumental agrícola;
    • a quantificação de trabalhadores rurais e sua estratificação em idade, gênero, escolaridade, etc.; e
    • a classificação dos padrões de obtenção e ocupação do território nacional em atividades agropecuárias.

Leia também