Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Guaratuba quer ISS de cartões de crédito dos turistas

Toda vez que alguém usa cartão de crédito ou débito, as operadoras pagam ISS para as prefeituras que instituíram o tributo. Até o mês de junho, a cobrança só podia ser feita pelos municípios que sediam operadoras.

No final de maio, o Congresso derrubou um veto do presidente Temer e permitiu que as prefeituras instituíssem a cobrança no município onde acontece a operação. A decisão dos parlamentares abriu duas possibilidades: a cobrança no domicílio do tomador do serviço, no caso o consumidor; ou a cobrança no local de consumo do serviço. Leia: Congresso decide que cobrança do ISS será feita no local de contratação do serviço

Para os usuários dos cartões não vai mudar nada, pois a cobrança é feita às operadoras. Mas, a mudança e as interpretações fazem muita diferença para cidades que recebem grande quantidade de turistas e outros visitantes. É o caso de Guaratuba.

Nesta segunda-feira (2), o prefeito Roberto Justus encaminhou à Câmara um Projeto de Lei Complementar nº 11 para alterar dispositivos do Código Tributário e incluir novas atividades na cobrança do ISS. De acordo com o vereador Almir Troyner, a cobrança das operadoras de cartão é a principal.

O projeto vai tramitar em regime de urgência com a justificativa de que precisa ser aprovado ainda neste ano para valer em 2018. Na tarde desta quarta-feira (4), técnicos da prefeitura vão explicar aos vereadores esta e outras mudanças propostas pelo prefeito no mesmo projeto.

Carros para prefeitura – O regime de urgência foi aprovado na sessão extraordinária desta terça-feira (3). Na mesma sessão, os vereadores aprovaram, em primeira votação, Projeto de Resolução da Mesa Diretora para doar dois veículos à Prefeitura: um Fiesta e um Focus, que segundo a Câmara estão em excelente estado. A doação vai representar economia para a Câmara e vai minimizar a carência do Executivo que, em agosto, reduziu o número de carros alugados.

Em segunda votação e por unanimidade, os vereadores aprovaram, na mesma sessão, o Código de Proteção dos Animais e a prorrogação do Refis para o dia 1º de dezembro.

Leia também