Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Voluntária ensina Direitos Humanos nas escolas de Guaratuba

Foto: Prefeitura de Guaratuba

Alunos do 4º e 5º anos da Escola Municipal Sebastião Silveira de Souza, no bairro Nereidas, estão recebendo formação em Direitos Humanos.

O projeto Direitos Humanos nas Escolas do Ensino Básico iniciou no final de agosto e alunos, professores e direção da escola, participam semanalmente das dinâmicas, atividades lúdicas e escuta ativa. A iniciativa é da voluntária e advogada Priscila Noemia Diedsitsch. O projeto tem apoio da Secretaria Municipal da Educação.

Com a intenção de integrar a comunidade escolar e o conhecimento jurídico humanístico formando um espaço saudável e respeitoso, o projeto desenvolve personalidades e habilidades, potencializando a criatividade na resolução de conflitos. As atividades também objetivam a melhora na autonomia, autoconhecimento e autoestima dos alunos.

Segundo a idealizadora do projeto, é necessário inserir o conhecimento em Direitos Humanos desde a escola com os pequenos cidadãos. “A educação em Direitos Humanos irá proporcionar a formação de cidadãos plenos em direitos e deveres, preparados para viver e apoiar um Estado Social Democrático de Direito”, ressalta Priscila Diedsitsch.

Os professores acompanham as atividades, para que, posteriormente, tenham embasamento para dar continuidade aplicando os conceitos em diversas outras matérias. Após os resultados com as turmas iniciais será avaliada a possibilidade de extensão para as demais escolas do município.

Com informações da Prefeitura de Guaratuba

Leia também