Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Matinhos e Guaratuba tiram notas altas em ranking do TCE

Matinhos e Guaratuba ficaram entre os melhores municípios na qualidade dos gastos, segundo o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).

Entre os 282 municípios avaliados, Matinhos ficou em 12º, com nota 73; Guaratuba obteve a 33ª posição e nota 69. Os demais municípios avaliados foram Paranaguá – 112º, nota 62 –, Morretes – 190º, nota 56 – e Pontal do Paraná – 263º, nota 50. Antonina e Guaraqueçaba não foram avaliados.

Resumo – Fonte: TCE-PR – Compilação: Correio do Litoral

O ranking foi divulgado na tarde desta quarta-feira (18), durante painel do 3º Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, que está sendo realizado em Curitiba. Utiliza dados declaratórios de 2016.

Trata-se do primeiro Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEGM) do TCE-PR, que avalia sete indicadores: educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, tecnologia da informação e planejamento contra desastres naturais.

O IEGM foi apurado a partir de questionários elaborados pelo TCE-PR e enviados aos municípios. As informações prestadas pelas administrações foram avaliadas, por amostragem, por equipe técnica do Tribunal.

São avaliados de forma mais detalhada a atenção básica à saúde, a infraestrutura escolar (creche, pré-escola e ensino fundamental), o planejamento municipal (consistência entre o planejado e o efetivamente executado), a questão fiscal (execução financeira e orçamentária e manutenção dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal, a questão ambiental (ações que impactam a qualidade dos serviços e a vida da população), a tecnologia de informação (uso dos recursos em favor da sociedade) e o planejamento do município em função de possíveis acidentes e desastres naturais.

Dados completos dos municípios avaliados no Litoral – Fonte: TCE-PR – Compilação: Correio do Litoral

Acesse a lista completa com 282 municípios – arquivo formatado pelo Correio do Litoral

IEGM Ranking Municípios do Paraná 2017

Leia também