Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

UFPR, IFPR e Guaratuba iniciam projeto de saúde para bebês

6 bebês foram atendidos no primeiro dia – Foto: Prefeitura de Guaratuba

Hospital Municipal de Guaratuba, UFPR Litoral e Campus Paranaguá do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Paraná (IFPR) farão juntos um programa de acompanhamento da saúde dos bebês.

O projeto “Avaliação da Saúde e Desenvolvimento de Bebês entre 1 e 12 meses” foi lançado nesta quarta-feira (25). No lançamento, 6 bebês foram atendidos e iniciaram o acompanhamento.

De acordo com a Prefeitura, o Hospital de Guaratuba foi escolhido “por causa da pontuação máxima em todos os itens da avaliação do Programa de Apoio e Qualificação de Hospitais Públicos e Filantrópicos do SUS (Hospsus), do Governo do Estado.

O acompanhamento dos bebês será feito por 12 integrantes do projeto, entre eles, doutores e mestrandos em Fisioterapia e Biomedicina da UFPR e IFPR. Equipe da Secretaria Municipal da Saúde também integra o projeto. Inicialmente, serão atendidos bebês que apresentarem fatores de alto risco ou que tenham prescrição do médico pediatra. O atendimento será conforme a demanda.

O objetivo geral do projeto é realizar o monitoramento do desenvolvimento infantil de bebês que apresentam fatores de risco gestacionais, maternos ou socioeconômicos, durante o primeiro ano de vida.

“Identificar as crianças com maior risco de alterações em seu desenvolvimento é muito importante para a intervenção precoce, a orientação aos pais e a prevenção ou minimização das deficiências motoras e cognitivas”, ressalta a secretária Municipal da Saúde, Jemima Aliano.

Fonte: Prefeitura de Guaratuba

Leia também