Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

UBSs de Guaratuba adotam novo método de atendimento

A partir desta segunda-feira (2) as Unidades Básicas de Saúde de Guaratuba iniciam um novo formato de atendimento de consultas médicas chamado Agenda Dinâmica ou Acesso Avançado. “É um sistema que consiste em agendar as pessoas para serem atendidas no mesmo dia ou em até 48 horas após o contato do usuário com o serviço de saúde”, explica a Prefeitura.

Segundo o secretário municipal da Saúde, Gabriel Modesto, o objetivo é aprimorar o sistema de agendamento que já vinha acontecendo na rede de saúde, diminuindo o tempo de espera por uma consulta médica, diminuindo o número de faltas às consultas médicas e aumentando o número de atendimentos a população.

A Agenda Dinâmica também amplia o vínculo do paciente com a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF), permitindo maior absorção da demanda espontânea, as pessoas que procuram o posto de saúde por sua própria iniciativa.

Neste sistema, 65% a 75% das vagas de atendimento estão abertas quando o serviço abre suas portas. A Agenda Dinâmica elimina a distinção entre consultas de urgência e de rotina, ofertando atendimentos no mesmo dia para todos. O mote desse sistema é “faça o trabalho de hoje, hoje”.

Outra estratégia para reduzir a demanda é fazer o seguimento do cuidado, desenvolvendo atendimentos em grupo.

Diversos Sistemas Nacionais de Saúde no mundo, tais como Canadá e Inglaterra, por exemplo, implementaram o acesso avançado na Atenção Primaria à Saúde (APS). Já implantado no Brasil, tem demonstrado alto índice de sucesso, com aumento do número de atendimentos.

Leia também