Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Estudantes constatam aumento da poluição no rio Matinhos durante feriado

Bastou um feriado curto para as condições do rio Matinhos piorarem. Análise feita a manhã desta segunda-feira (8), mostrou redução do oxigênio dissolvido na água e aumento considerável na quantidade de amônia e fosfato.

O monitoramento foi feito por alunos do Colégio Estadual Gabriel de Lara que participam do projeto “Sustentabilidade: da Escola ao Rio”, que busca desenvolver ações socioambientais com professores e estudantes. O projeto é da Sanepar e já chegou a Matinhos, a Morretes e a Antonina.

“Nessa segunda análise os alunos puderam comparar os dados da primeira coleta e verificar o efeito do aumento da população sazonal, em decorrência do feriado de 7 de setembro e seus impactos na qualidade da água”, afirmou Guilherme Zavataro, gestor de Educação Ambiental da Sanepar. Foi observado pelos alunos que ocorreu redução do oxigênio dissolvido na água e aumento considerável na quantidade de amônia e fosfato, parâmetros que são analisados pelo projeto.

O projeto foi assunto de reportagem da TVCI. Assista a reportagem – os nomes de Guilherme Zavataro e do coordenador empresarial da Sanepar, Evaldo Vitorino estão trocados.

Leia também