Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Monitoramento revela infestação de Aedes aegypti em Paranaguá

professor Mario Navarro, do Departamento de Zoologia da UFPR

Um estudo desenvolvido pela Universidade Federal do Paraná em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná detectou um grande aumento de infestação de Aedes em Paranaguá.

Foi verificada a presença do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya em 58% das 331 armadilhas instaladas entre os dias 7 e 11 de dezembro em todo o município.

“Foi verificada a atividade de fêmeas adultas do mosquito em praticamente toda a área urbana de Paranaguá. Esse é o resultado das condições climáticas favoráveis com a existência de locais que permitem o desenvolvimento das larvas”, afirma o professor do Departamento de Zoologia da Universidade Federal do Paraná, Mario Navarro.

De acordo com Navarro, que também é presidente da Sociedade Brasileira Entomologia, isso torna urgente a remoção de criadouros para que a situação não se agrave ao longo do verão. “Já estamos iniciando a estação com um índice muito elevado de mosquitos, então qualquer entrada de vírus – seja zika, dengue ou chikungunya, você pode ter uma epidemia. É um cenário extremamente delicado”, complementa.

Fumacê – Como medida para auxiliar no combate ao vetor, o Estado, por meio da 1ª Regional de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (11) a aplicação de fumacê em todo o território do município. Entretanto, o professor ressalta que o inseticida não consegue atingir todos os locais e a mobilização da população é fundamental para mudar a situação.

“O inseticida atinge o mosquito adulto, ele não vai atingir o ovo. A chave é a remoção de qualquer possível criadouro na residência, local de trabalho e de toda a vizinhança. Tampar a caixa d’água, retirar todo o lixo e cobrar do município a limpeza pública com a maior agilidade possível”, enfatiza Navarro.

Pesquisa – O estudo, que também conta com o apoio do Laboratório de Morfologia e Fisiologia de Culicidae e Chironomidae (Lamfic), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (Capes) e Ministério da Saúde, começou a ser feito em junho de 2017 com instalação mensal de armadilhas.

Navarro explica que o que mais assustou foi a rapidez com que houve a evolução. “A gente passou de um cenário, em outubro, com um percentual baixo de atividade, chegamos em novembro com uma elevação, mas a elevação em dezembro se acentuou muito em 30 dias”, conta. A mudança foi extrema. As armadilhas que antes indicavam a presença de 30 ou 40 ovos, passaram a ter 100, 200, superando até mesmo 500 ovos.

Mapa infestação Paranaguá – junho/17Mapa infestação dengue Paranaguá – dezembro/17

 

Em nota, a Prefeitura de Paranaguá diz que as informações já eram conhecidas e que vem tomando todas as providências para combater o mosquito. Leia trechos:

“A Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap) de Paranaguá vem a público esclarecer que a divulgação feita nesta sexta-feira (15) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pela Secretaria de Estado da Saúde sobre a infestação do mosquito Aedes Aegypti no município não era novidade, tendo em vista que um levantamento dentro do que determina o Ministério da Saúde já tinha sido feito por técnicos do município em novembro. E que também em nada altera as ações que já vem sendo feitas pelo poder público municipal desde o início do ano para que a cidade não volte a registrar uma nova epidemia como a que ocorreu em 2016 e acabou gerando a morte de 29 pessoas.”

“A partir da próxima terça-feira será iniciada outra operação de grande porte para eliminação de focos de dengue em Paranaguá. Exército, Marinha e a Polícia Militar foram convidados a se somar neste trabalho, que vai incluir mais de 300 membros da Prefeitura de Paranaguá.”

Leia também