Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Equipes médicas têm treinamento de resgate aéreo

Piraquara, 29 de novembro de 2019. BPMOA faz treinamento com equipes de resgate aeromédico.

Tripulações médicas que vão atuar no Litoral durante a operação verão participaram de uma instrução sobre remoções aéreas. O treinamento envolveu profissionais de todo o Paraná e aconteceu durante a semana passada na área dos Mananciais da Serra, em Quatro Barras.

O Curso de Capacitação de Operador de Suporte Médico tem o objetivo de capacitar profissionais da área de saúde para atuarem em missões com Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (Bpmoa). De acordo com o comandante do Bpmoa, tenente-coronel Julio Cesar Pucci dos Santos, o curso antecipa o cumprimento de uma nova norma da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que estabelece a capacitação de operadores de suporte médico a partir de 2020.

Nesta temporada de verão, o Bpmoa manterá sua base em Matinhos, de onde partirão os helicópteros que darão às equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros em operações, radiopatrulhamento aéreo, resgates e remoções aeromédicas, entre outras ações.

Segundo o comandante, o Curso de Operador de Suporte Médico foi desenvolvido pelo batalhão e é pioneiro no Estado. A capacitação envolve 66 profissionais das regionais da Secretaria da Saúde, todos já integrantes do trabalho aeromédico.“Fizemos operações como o rapel, vamos condicionar todos profissionais para estarem aptos para infiltração nas áreas remotas, que possam dar um suporte básico de vida como, por exemplo, em ribanceiras, buscando diminuir o sofrimento causado às vítimas”, complementou o capitão Andrey Muller Iark.

De acordo com ele, os exercícios foram preparados de forma que sejam o mais semelhantes possível à realidade que os profissionais vão encarar no atendimento das ocorrências. Os médicos e enfermeiros fizeram embarque a baixa altura, em terrenos que não permitam o pouso adequado; rapel, quando equipes médicas não conseguem pousar; e o salto em ambientação nos meios aquáticos.

Piraquara, 29 de novembro de 2019. BPMOA faz treinamento com equipes de resgate aeromédico.
Leia também