Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Câmara homenageia 243 anos de Guaratuba e ex-delegado

Sudário recebeu título concedido há 10 anos
Sudário recebeu título concedido há 10 anos

A Câmara Municipal realizou, nesta segunda-feira (28), sessão solene em comemoração aos 243 de Guaratuba – completados terça, 29 de abril – e para entregar título de cidadão honorário ao delegado José Sudário da Silva.

A prefeita Evani Justus, o deputado Nelson Justus, o promotor de justiça Rui Riqueleme de Macedo, o secretário estadual do Litoral Francisco Carlim dos Santos e o delegado Lucio Lugli fizeram parte da mesa que conduziu o evento. No início, foi lida uma saudação do presidente da Câmara, Mordecai Magalhães de Oliveira, em homenagem ao município. A Câmara ficou lotada. Entre outros, comparecerem secretários municipais, ex-vereadores e parentes de Sudário.

A diretora da Escola Municipal Adolpho Vercesi, Edna Luiza Ribeiro Lançoni, leu uma poesia em homenagem à Guaratuba. Os vereadores Itamar Junior, Almir Troyner e Fábio Chaves também fizeram pronunciamentos relativos à data. O deputado e a prefeita utilizaram a tribuna. Nelson Justus destacou as realizações de Evani e as conquistas do município junto ao Governo do Estado, entre elas as mais recentes como a revitalização da orla, novas ruas asfaltadas e ainda as casas populares que deverão ser anunciadas pelo governador Beto Richa nesta terça. O deputado disse que no mesmo dia iria visitar as duas principais obras inauguradas nas comemorações de aniversário: a supercreche e a unidade de saúde na Vila do Capricho (Cohapar), duas obras do governo federal.

Evani falou sobre o bom relacionamento de sua administração com os vereadores e com a população, o bom trabalho dos secretários e, principalmente, o empenho dos funcionários municipais. “O mais importante que a nova creche e que o novo Pronto Atendimento são as pessoas que vão trabalhar lá”, disse.

Cidadão honorário – Na entrega do título de cidadão de Guaratuba, o vice-presidente da Câmara, Itamar Junior assumiu a presidência. Oliveira, autor do projeto que concedeu a honraria, foi para a bancada. O vereador Sergio Braga leu um resumo da trajetória de Sudário. O vereador Mauricio Lense também elogiou o delegado.

Muito emocionado, Sudário lembrou de sua infância pobre, dos pais que eram agricultores meeiros, e citou os filhos e o neto, presentes à solenidade. Delegado de Polícia Civil em Guaratuba, na ocasião em que Oliveira apresentou o projeto, em 2004, Sudário lembrou que ocupou o cargo pela primeira vez em 1981. Hoje é titular do 9º Distrito Policial no bairro Santa Quitéria, em Curitiba, mas tem casa em Guaratuba e frequenta a cidade nas folgas e férias.

Leia também