Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Guaratuba conclui plano de contingência para desastres

SAMSUNG CSCA prefeita de Guaratuba, Evani Justus, e o comandante do Corpo de Bombeiros de Litoral (8º Grupamento), major Paulo Henrique Souza, assinaram nesta terça-feira (13) o Plano de Contingência do Município. Na solenidade, Evani anunciou moradias no Castel Novo.

O documento aponta as áreas de risco de inundações, enchentes e deslizamentos em cada bairro ou região de Guaratuba, assim como a população que pode ser atingida e as providências que precisam ser tomadas. O Plano tem detalhes como os locais onde vítimas devem ser abrigadas, onde conseguir colchões, roupas e alimentos e telefones de todas as pessoas responsáveis em tomar cada providência.

A etapa seguinte será o treinamento de todos os participantes da Defesa Civil e simulações de desastres. Entre os dias 3 e 4 de junho os integrantes da Defesa Civil de Guaratuba farão um urso de Sistema de Comando de Incidentes ministrado pelo 8° Grupamento de Bombeiros.

Levantamento – De acordo com a equipe do Corpo de Bombeiros, o Litoral do Paraná é uma das regiões do Brasil onde os planos de contingência estão mais bem elaborados. Os estudos foram refeitos após as fortes chuvas de março de 2011 que deixaram aproximadamente 10 mil desabrigados, destruíram casas e provocaram quatro mortes em Morretes e Antonina.

Em Guaratuba, o levantamento foi realizado pela Coordenação de Defesa Civil do Município, presidida pelo secretário de Assuntos Jurídicos e Segurança, Jean Colbert Dias. O trabalho foi completado por estudos técnicos do Serviço Geológico do Paraná (Mineropar).

Durante a solenidade de assinatura, no auditório da prefeitura, Evani fez questão de elogiar todos os componentes da Defesa Civil Municipal, citando os dois funcionários que estavam presentes: Andrea Doris Ferreira Serafim e Marcius Sérgio Albach Lozinski. Os dois são os principais responsáveis por atualizar os dados do Plano de Contingências Online, que está á disposição dos seus membros no site da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (http://www.defesacivil.pr.gov.br)

Assinatura – Junto com a equipe da prefeitura e dos Bombeiros participaram da solenidade o presidente da Câmara, Mordecai Magalhães de Oliveira e os vereadores Almir Troyner, Artur Santos, Juarez Temóteo e Fábio Chaves e ainda o sargento Carlos Balaban, representando a Polícia Militar.

Moradias no Castel Novo

A prefeita ressaltou que a eficiência trabalho da Defesa Civil Municipal foi demonstrada nas chuvas de 2011. Ela ainda anunciou que a prefeitura também vem tomando medidas para reduzir as situações de risco.

Evani disse que nos próximos dias deve assinar junto com a Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) e IAP (Instituto Ambiental do Paraná) a regularização de uma área no loteamento Castel Novo para abrigar aproximadamente 300 famílias de um total de 1.000 que vivem em áreas de risco e deverão ser atendidas com moradias.

Leia também