Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Em Praia de Leste, sindicatos debatem lutas e reforma política

associacao_banestado_praia_de_lesteSindicatos de trabalhadores de todo o Estado estarão reunidos no próximo final de semana em Pontal do Paraná. A senadora Gleisi Hoffmann confirmou que vai participar.

A 14ª Plenária Estadual da Central Única dos Trabalhadores será realizada na Associação Banestado, em Praia de Leste. O encontro começa na sexta-feira (16) e vai até o domingo (18).

Com o tema “Organizar, lutar e avançar nas conquistas”, os delegados farão uma análise de conjuntura e traçarão as estratégias da central para os próximos anos.

Segundo a assessoria da CUT-PR, a abertura do evento terá a participação da senadora Gleisi Hoffmann e do deputado estadual Enio Verri, presidente estadual do PT, que falarão sobre conjuntura política nacional.

No sábado serão realizados trabalhos em grupo e o debate sobre o cenário estadual. No domingo, a plenária final escolherá os delegados que representarão o Paraná na 14ª Plenária Nacional da CUT, que será realizada em São Paulo nos entre os dias 28 de julho e 1º de agosto.

“Sem dúvida teremos um espaço cheio de companheiros e companheiras, com um debate de alto nível que possa nos proporcionar uma análise precisa do panorama para traçarmos nossas estratégias”, explica

A Plenária ainda terá espaço para a discussão de temas específicos, como é o caso da realização do Plebiscito Popular por uma Reforma Política, a apresentação do projeto para a edição estadual do jornal Brasil de Fato e também sobre os trabalhos realizados pela Comissão da Verdade.

“Na CUT construímos sindicados cidadãos. Estamos, sim, sempre em busca de lutas pontuais para nossas categorias, lutando por melhorias nos salários e nas condições de trabalho. Mas precisamos, sempre, agregar as pautas da classe trabalhadora e fortalecer a nossa unidade”, afirmou a presidenta da CUT Paraná, Regina Cruz.

14-plenaria_cutpr-2014Confira a programação:

Dia 16 de maio

14h às 21h – Credenciamento Delegados;
19h – Abertura da 14ª Plenária Estadual da CUT-PR
19h30 – Leitura e aprovação do Regimento Interno;
20h – Apresentação do Plebiscito Popular, Projeto Brasil de Fato PR e Comissão da Verdade;
20h30 – – Análise de Conjuntura Nacional, com Gleisi Hoffmann – Senadora (PT-PR) e Enio Verri – Deputado Estadual (PT-PR);

Dia 17 de maio

08h às 12h – Credenciamento Delegados;
08h30 – Análise de Conjuntura Estadual;
09h30 – Apresentação dos Textos Bases Nacional e Estadual;
10h20 – Trabalho em Grupos;
12h00 – às 13h – Credenciamento dos Suplentes;
12h20 – Almoço;
13h30 – Retorno do Trabalho em Grupo;
16h00 – Café;
19h30 – Jantar;
21h30 – Confraternização;

Dia 18 de maio

09h às 11h – Plenária Final;
11h às 12h – Inscrição das Chapas para Eleição dos Delegados Nacional;
12h às 12h30 – Eleição dos Delegados para 14ª Plenária Nacional;
12h30 às 13h00 – Recomposição da Direção;
13h – Encerramento e Almoço;

 

Fonte: CUT-PR / Gibran Mendes
Imagem: Google Street
Leia também