Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Aberta a temporada da tainha

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbriu esta quinta-feira (15) a temporada de pesca da tainha (Mugil platanus) ao longo do litoral dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

A liberação vai até o dia 30 de julho e abrange a pesca artesanal e a industrial.

A captura ocorre quando os cardumes aproveitam as correntes de água fria provenientes da Antártida para subir o litoral Sul e Sudeste do Brasil, onde se reproduzem e desovam.

Arrasto de praia

A maioria dos pescadores artesanais captura a espécie através do “arrasto de praia”, uma modalidade de pesca que justifica as “festas da tainha” em diversas localidades costeiras, principalmente em Santa Catarina. Pequenas canoas a remo levam a rede até no máximo a 800 metros da linha de praia, onde a captura por arrasto é praticada e permitida.

A rede, de aproximadamente 800 metros de comprimento, então é puxada, em seus dois extremos, por um bom número de pescadores e voluntários. Na praia o botim é dividido fraternalmente, para a alegria de todos. Bem distante dali, a partir de cinco milhas da costa, a tainha é capturada por embarcações industriais, que utilizam o método de cerco.

Lance é acontecimento social em Guaratuba

Em Guaratuba, o primeiro “lance” ou “lanço”, que é realizado na barra (entrada) da baía é um acontecimento que mobiliza boa parte da população.

Antecipando os resultados, as secretarias municipais da Pesca e Agricultura e de Cultura e Turismo realizam, junto com o condomínio do Mercado Municipal, o 1º Festival da Tainha de Guaratuba, entre os dias 18 e 22 de junho.

Foto: Lance em Florianópolis – Samyr Rogério / Diário Catarinense / Divulgação
Leia também