Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Ayrton “Lolo” Cornelsen recebe título de cidadão honorário de Guaratuba

Ayrton João Cornelsen recebeu, na última quinta-feira (3), na Câmara de Vereadores, o título de cidadão honorário de Guaratuba.

Aos 91 anos, o engenheiro e arquiteto Lolo Cornelsen é uma personalidade de renome internacional. Entre suas obras mais conhecidas estão a construção dos estádios Couto Pereira, Pinheirão e Mineirão.

Foi responsável pela construção dos autódromos de Jacarepaguá (Rio de Janeiro) e de Estoril (Portugal). Foi o inventor da caixa de brita usada nos autódromos e do elevador panorâmico, apesar de não ter patenteado suas invenções. Ajudou o projetista francês Alfred Agache a realizar seu plano urbano para Curitiba. Foi diretor de Obras entre 1958 e 1961, no governo de Moyses Lupion.

É autor de diversos estudos para o Litoral do Paraná, inclusive o polêmico projeto do Complexo Turístico de Classe Internacional na Ilha do Mel. Em Guaratuba, seu nome é sempre lembrado como um dos criadores da travessia da baía por ferryboat. Tem diversos projetos turísticos para a cidade. Alguns deles foram projetados no telão da Câmara durante a solenidade.

Cidadão de Guaratuba

A homenagem foi proposta pelo vereador Artur Santos, aprovada por unanimidade na Câmara e sancionada pela prefeita Evani Justus.

A entrega do título ainda contou com a presença do presidente da Câmara, Mordecai Magalhães de Oliveira, e dos vereadores Maria Batista, Catia Regina Silvano, Almir Troyner, Juarez Serafim Temóteo e Raul Chaves. Também compareceram familiares do homenageado, o subtenente Gerson da Polícia Rodoviária Estadual; o coordenador de Operações da Ecoparaná, Edson Camargo; o diretor de Marketing da Paraná Turismo, Rodrigo Swinka; o diretor da 99ª Ciretran, Tristão Miranda; além do deputado estadual Ney Leprevost, que destacou a ousadia, a criatividade e coragem de inovar, “que devem servir de espelho para todas as pessoas públicas”.

Leia também