Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Prefeitura de Guaratuba vai trocar recicláveis por alimentos

A Prefeitura de Guaratuba vai implantar um programa para promover a separação e entrega de lixo reciclável com a troca por produtos alimentícios. O Programa de Conscientização Ambiental “Eco Feira” vai ajudar a preservar o meio ambiente e incentivar a agricultura familiar do Município.

O projeto de lei é do prefeito Roberto Justus e foi aprovado por unanimidade na Câmara. Foi sancionado nesta quinta-feira (5) e publicado nesta sexta-feira (6), no Diário Oficial do Município: Lei nº 1.837.

A Eco Feira consiste na troca de materiais recicláveis por verduras, frutas e hortaliças e legumes produzidas no município. O programa será administrado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente que fixará pontos de recolhimento e troca. As trocas serão feitas duas vezes por mês.

Serão admitidos como materiais recicláveis, que deverão ser entregues limpos e higienizados: papel, papelão, plástico, metal, pneu e vidro triturado (devidamente acondicionado).

De acordo com a lei, cada três quilos de material reciclável ou dois pneus serão trocados por um quilo de produtos.

A lei terá de ser regulamentada para definir o detalhamento técnico, o rol de alimentos que serão permutados pelo programa, eventual limite de gêneros alimentícios a serem disponibilizados por núcleo familiar, o destino do reciclável permutado e outros detalhes.

Leia também