Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Estudantes vão assumir preservação do rio Matinhos

Alunos do Colégio Estadual Gabriel de Lara, de Matinhos, vão ajudar a combater a poluição de um importante rio do município.

O projeto “Sustentabilidade: da Escola ao Rio”, que começou por Morretes e Antonina chega a cidade e já planeja alcançar em Guaratuba e Pontal do Paraná. O projeto é uma parceria entre a Sanepar, Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) e Secretaria de Estado da Educação

No ano de 2013 as ações foram desenvolvidas no Centro de Educação Profissional Brasílio Machado, de Antonina, e Escola Estadual Rocha Pombo, de Morretes, tendo como referência o rio Santa Cruz que corta os dois municípios. Neste ano, o trabalho será feito no rio Matinhos.

Para início das atividades a Sanepar promoveu no dia 22 de maio uma palestra de apresentação de todas as etapas para alunos e professores. Nesta segunda-feira (26), foi realizada uma caminhada de reconhecimento da bacia hidrográfia, utilizando também o kit de análise de água que foi disponibilizado para escola.

Entre as atividades previstas para 2014 estão a realização de quatro monitoramentos da qualidade da água do rio, análise e destinação de resíduos sólidos, plantio de árvores nativas, abordagem de sensibilização para a comunidade do entorno do rio e seminário para socialização de resultados.

Para o gerente Regional da Sanepar no Litoral, Romilson Gonçalves, os resultados socioambientais do projeto vão contribuir para melhorar ainda mais à condição da bacia do rio Matinhos que, em decorrência dos investimentos em saneamento no município, proporcionará uma melhoria na qualidade de vida da população.

 

 

Leia também